19 de abril de 2011

Tias de Cascais

Como é que se explica a um Espanhol, ou a um Finlandês, ou outro nao-Português, quem é a Lili Caneças? Ou o Zézé Camarinha, ou o Castelo Branco, ou o que é um Betinho? Ou, genericamente, o que é uma Tia de Cascais?


Achei curioso quando percebi que como com base nestes estereótipos, que sao exclusivamente Portugueses, classificamos e catalogamos pessoas. Outras pessoas aliás, identificam-se com alguns destes grupos e comportam-se com o que se espera que seja o comportamento do grupo.
É normal e assim continuará a ser, com diversos outros grupos sociais, religiosos, fenotípicos, etc... mas é que em Espanha, por exemplo, nao há Tias de Cascais! Porque nao têm essa classe! Como depreciativo podem chamar a uma pessoa snob, ou convencida, ou pretensiosa, ou simplesmente pomposa ou vaidosa, sem que isso seja um defeito! Mas nada disto também, para o bem ou para o mal, define o que é ser uma Tia de Cascais! 
Criamos ícones sociais de referência e com base nestas personagens circunscrevemos o nosso universo. Achei muito interessante quando percebi a forma simples como organizamos esta parte da nossa visao.


É que em Portugal, por exemplo, também nao há Torrente's!


Que é um ícone aqui em Espanha.
Bem... alguns dirao que sim que há... mas com as características reais desta personagem nao creio que exista realmente na nossa cultura.

E como é que se explica a um Português, ou a outro nao-Espanhol, quem é este Torrente? Bem, neste caso é fácil porque existem 4 filmes para o explicar! Mas é algo também clara e exclusivamente Espanhol!
É uma personagem polémica e é tao desprezado como adorado.
Imaginem a pessoa mais racista, machista, xenófobo, porco, nacionalista, regionalista, egoísta... enfim... uma pessoa sem os menores escrúpulos ou moral! Bem... esse é o Torrente!
É uma personagem fictícia claro, interpretado por um famoso Espanhol, Santiago Segura, e os filmes sao supostamente de humor... mas claro... algumas vezes (ou várias vezes) ele passa todos os limites daquilo que é aceitável como humor... como em tudo... há pessoas que o julgam com asco, e outras que morrem a rir com os filmes!
Confesso que estou um bocado no meio, a tender para o "bolas... já te passaste!"... por um lado acho que quando rimos sem verdadeira maldade de piadas machistas, feministas, racistas, etc é sinal que estamos confortáveis para falar sobre isso, nao é um problema, mas tenho de admitir que em algumas partes dos 2 filmes que já vi dele pensei: Epa... já passaste os limites :/ chega aí pára...!


Numa medida mais moderada ele tem seguidores, pessoas que se comparam ou que sao comparadas com ele e por ser algo tao Espanhol, pois nao o temos em Portugal! (pelo menos nao exactamente desta forma!)

Deixo dois traillers do primeiro filme dele, simplesmente para matarem alguma eventual curiosidade, mas creio que nao acresce muito há vossa cultura, de verdade!... A nao ser, bem, o nao pedir Porco Agridoce se comerem num Restaurante Chinês com um Espanhol, porque ele seguramente que se vai partir a rir!
Foi feito na altura com apenas 9 mil pesetas e foi um Booom gigante nas bilheteiras, e por isso ficou tao famoso também.
O primeiro trailler é o inicio do filme mesmo e tem legendas, mas como perceberao pelo Espanhol, as legendas estao muito más mesmo, nao sei quem as terá feito! E o segundo sao alguns momentos do filme... ja perceberao mais ou menos os adjectivos de acima!

Nota: as imagens seguintes podem sensibilizar pessoas mais susceptíveis, a sua audiovisao deve ser limitada a maiores de 18 anos e desaconselha-se a assistência por maiores de idade e pessoas incapacitadas... ou entao... pode simplesmente ignorar este aviso porque é tonto!







Sem comentários:

Enviar um comentário