6 de abril de 2011

Cozinha tradicional e os seus preceitos

Gosto bastante de cozinhar, quase tanto como de comer!

Gosto de aprender novas receitas e prefiro preparar entradas e cozinhar pratos principais, nao ligo muito a fazer sobremesas...
E gosto principalmente de comer, e saber preparar pratos, de outros países. A cultura de sentar e comer, ou de estar e comer, é muito latina - acho que uma vez que nao conjugamos na mesma palavra os conceitos Ser e Estar, podíamos conjugar o de Comer e Estar - mas por todo o mundo diferentes culturas encontraram outras formas de apreciar comida e de as preparar de formas deliciosamente distintas.
É-me óbvio também que aprendemos a gostar de determinadas coisas porque as valorizamos como boas desde muito novos... assim, para nós é normal comer caracois enquanto para os persas é possível apreciar doogh!...


Eu procuro apreciar até o que nao me parece muito bom, porque sao sempre experiências e conhecimentos que de outra forma nao se podem obter, e aprende-se sempre algo mais da cultura que provamos. Costumo dizer que nao se pode entender uma cultura que nao se souber falar a sua lingua e se nao se sentar a uma mesa e comer!

... Assím como aprendemos a gostar do que nos dao como bom também aprendemos os preceitos e preconceitos da cozinha! Alguns ditos supersticiosos e outras crenças passadas de pais para filhos.
Por isso, resulta-me engraçado quando por exemplo ouço uma alema dizer: "Pois, porque eu faço muita comida e congelo, porque se congelarmos a comida ela fica a apurar lentamente no congelador e depois é melhor" Se a alema cozinhar realmente bem, temos de lhe dar o benefício da dúvida! Ou se disser "Estas batatas sobraram de ontem... estao perfeitas para fazer bratkartoffeln." também é engraçado, mas mais ainda é quando a vemos a frita-las até quase se tornarem num torrao negro porque "Assim é que é bom!"... ...e realmente era...

Também é curioso ouvir-mos um iraniano explicar que uma refeiçao deve ser equilibrada, equilibrada entre o quente e o frio. Nao pelos alimentos estarem quentes ou frios mas pelas sensaçoes que originam no corpo.
Assim é comum na cozinha persa ter no mesmo prato, como que equilibrando o conjunto, uma mistura de sumo de roma (um alimento frio) e nozes (um alimento quente). É uma combinaçao comum que caracteriza o sabor de muitos dos seus pratos.

Ou perceber por exemplo que os Sul-Coreanos (imagino que o Norte também) estao já tao dessensibilizados ao picante que comem que vemos Corianitas de metro e meio e Coreanos que parecem Corianitas pelo imberbe e magritos que sao a comer petiscos que fazem chorar, literalmente chorar, qualquer macho latino que os ouse experimentar.

Ou a vez em que jantei carne crua do porco que havia sido morto essa manha. Os temperos haviam sido postos na carne quando ela estava ainda quente! Ou quando comi alce, ou urso.
E quando bebi cerveja com mel? Foi no mesmo dia em que o empregado me disse "Perdao, nao temos batatas porque estamos na Idade Média e ainda nao descobrimos as batatas como alimento!" ... "E talheres?" ... "Nós aqui comemos com as maos, mas se quiser damos-lhe armas para comer!" Comi com as maos... ... o restaurante nao tinha sequer electricidade... com longas cortinas, escudos e espadas na parede, tudo iluminado com velas. Vale a pena ir a Tallin só para se jantar no Olde Hansa.
Ou quando às 10.30 da noite, com uma temperatura de menos oito graus atravessava a maior passadeira da Europa e comia um gelado de alho (na verdade nao me lembro se fiz as duas coisas ao mesmo tempo, mas aconteceram no mesmo serao). Ou quando comi o gelado com sabor a pétalas de rosa!

Todas estas experiências fazem parte dos "pequenos momentos" de que já falei e representam para mim alguns dos melhores momentos que já experimentei.

Bem... por isso já sabem... se me querem comprar recomendem-me um bom restaurante!!! Eu e a Joana já tínhamos pensado criar um blog ha muito tempo que se chamaria "Restaurantes para Dois", porque os dois gostamos de comer bem e de experimentar estas coisas diferentes, e já fomos a vários restaurantes que merecem ser re-visitados (e outros que nem por isso).

Por hoje é tudo... esta conversa deu-me fome... ... Bom apetite!



PS - se vos derem a provar doogh recusem delicada mas perentoriamente ... é pior que péssimo... eu acho que daria um bom molho de saladas... opiniao pessoal!...

3 comentários:

  1. Lembrei-me hoje de um outro episodio muito engraçado: "Pois, porque na Alemanha nao se temperam as saladas como aqui em Espanha... nao se atira para a salada ja pronta sal, azeite e vinagre e mexesse tudo... e depois uma folha de alface tem todo o sal, outro pedaço de tomate todo o azeite... Nao, na Alemanha faz-se o molho da salada à parte, homogeneo e mistura-se na salada!" "Am... em Portugal também se faz como aqui"....... Bem, mas uma molho de alho esmagado, iogurte natural, nata, sal, vinagre e algumas especiarias... digo-vos... é qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  2. para fazer as sobremesas tou cá eu =p mas só para ti é que me ponho a cozinhar =)
    mas na falta do blog temos mesmo de fazer uma lista dos países que já "visitamos" numa refeição =)

    ResponderEliminar