3 de abril de 2011

Icones

Deparamos-nos muitas vezes com imagens e culturas que ou apreciamos ou questionamos, mas que raras vezes entendemos.
Refiro-me neste caso a icones culturais, como os Portugueses têm o Fado ou o Bacalhau! Estas coisas nao nascem por acaso - ou até nascem, mas nao crescem. Estes icones, mitos, estórias e histórias sao normalmente mais complexos e mais interessantes ainda do que normalmente imaginamos. O que é bom... nao fosse alguém lembrar-se e começar a cozinhar bacalhau dizendo que também é sua tradiçao.
Como exemplos de como nascem e porque se tornam tao conhecidos e importantes estas particularidades culturais deixo-vos estes dois casos de que todos já ouvimos falar:

Cerveja Alema

Durante muito tempo nao percebi porque era tao conhecida e tao badalada a cerveja Alema!
O país da cerveja é sem dúvida a Bélgica, com mais de 10 000 marcas diferentes registadas é o país que quase todos os anos ganha, numa ou noutra, o prémio da melhor cerveja do mundo.
A Alemanha tem também muitos tipos de cerveja, a meu gosto, umas melhores e outras piores, mas, a meu gosto também, normalmente têm pouco gás e para quem está habituado à nossa cerveja Portuguesa isto causa alguma estranheza inicial.
Porque é que a cerveja Alema é tao conhecida afinal?
Bem, podia ser pelos maiores festivais de cerveja do mundo ou pelos Jardins de Cerveja que têm onde as pessoas levam a comida para o piquenique e compram aí a sua cerveja. Ou talvez pelos pequenos-almoços de cerveja: "o pao liquido" como lhe chamam. Podia ser por tudo isto, mas a verdade é que todas estas coisas derivam de uma apenas que, essa sim, é essencial!
Em 1516, Guillermo IV de Baviera, decretou que a cerveja só podia ser produzida a partir de três ingredientes: àgua, malte de cevada e lúpulo. Esta lei, conhecida hoje como Lei de pureza de 1516, terá sido a primeira lei reguladora de um alimento, ou seja, a primeira lei que visa o controlo de qualidade de um alimento!
Na verdade os interesses inerentes a esta eram mais económicos que altruistas, mas ainda assim, garantia a qualidade e controlo deste alimento tao apreciado e largamente consumido.
Apesar das leis Europeias permitirem outros aditivos na cerveja, as cervejas Alemas têm sempre apenas tres ingredientes (a cevada é muitas vezes substituida por trigo para fazer outras cervejas ou até mesmo outros cereais). E é isto que as torna tao famosas, a Lei da pureza, que as condiciona mas ao mesmo tempo lhes dá um requinte difícil de igualar por qualquer outra cerveja no mundo!

Taxis Londrinos

Toda a gente conhecerá também os típicos táxis londrinos. Aqueles carros altos e negros que os mais críticos, ou ciumentos, chegam a chamar de carrinhas funerárias.
Bem... teremos nós de dar aos nossos taxistas uns táxis peculiares para que toda a gente fale dos nossos taxis? Sim!... se queremos que gozem com os nossos taxistas!
Já vimos que estes icones demoram tempo a serem construídos.
Antes de mais os táxis londrinos sao pretos porque assim eram os antigos taxi-carruagens. Como estes, os novos táxis, têm de ter um tejadilho alto para permitir que um Sir entre com a sua cartola sem necessidade de a tirar - é por isto que eles sao tao altos - e como estes taxi-carruagens também, estes novos taxis, deixando para trás qualquer opositor, sao capazes de fazer um giro de 360º num espaço de 20 pés, cerca de 8m. Outra explicaçao para esta acrobacia automóvel é que os táxis têm de conseguir dar a volta às rotundas minúsculas em frente da porta de alguns hotéis em Londres.
Mas nao acaba aqui, o mais fascinante está ainda por vir.
Para se ter a licença de taxista em Londres tem de se ir para a escola de taxistas (está claro) e aí é ensinado o que eles chamam de "The Knowledge". Normalmente demora-se 3 anos até se ter o The Knowledge e este refere-se ao conhecimento real, detalhado e imediato de todas as 20 mil ruas londrinas, todos os cafés, pubs, pontos turísticos, parques, estátuas, lojas, edificios... enfim... todo e qualquer sítio onde um passageiro possa pedir para se deslocar. Isto é o The Knowledge. O exame final nao é complicado, apenas é pedido ao futuro taxista que descreva oralmente os caminhos de ponto A para ponto B, normalmente atravessar Londres, todas as curvas, ruas, cruzamentos, etc... e nao esquecer que o passageiro tem de ser deixado do lado do passeio, ou seja, do lado direito do carro, porque também é tradiçao o passageiro ir sentado atrás do condutor.


Sao estes pedaços de cultura que fazem a História, ou estes pedaços de história que fazem a Cultura, nao sei bem, mas a verdade é que quando sabemos as razoes pelas quais as coisas sao como sao tudo é mais claro e na verdade, muito muito mais interessante, nao acham?

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