25 de abril de 2011

Döner Kebab, uma invençao na Alemanha!

Penso que se pode afirmar, sem exagerar, que numa boa parte da História decorrida há cerca de V séculos atrás os Portugueses tiveram uma influência determinante. Aquilo que ocorria na Europa, África, Ásia e nas Américas era determinado em grande medida por influência nossa.

É um facto comprovado e amplamente descrito que a História é, sem contestaçao, sinusoidal! Num dia somos os maiores da nossa aldeia e noutro... enfim... nao é preciso ser os piores, mas pode acontecer.

Se é verdade que em tempos tínhamos esta influência no Mundo é verdade também que grande parte daquilo que conhecemos hoje como moderno se deve aos Alemaes. E como este blog pretende tratar também destes assuntos contemporâneos é possível que continue a falar algumas vezes deles!

Estes senhores Alemaes, nos dias que correm, directa ou indirectamente, estao em todo o lado... quando nos pomos a pensar nisso faz até confusao:

Desde a incerta mas provável origem genética de praticamente todas as casas reais na Europa, passando pela criaçao da Boeing fora do seu país, fora também a Senhora Frizbee que por fazer bolos em formas de metal no rés-do-chao de uma residência de estudantes que jogavam atirando-las depois de comer os bolos criaram assim este icon de cada praia, e terminando (a minha preferida) pela inspiraçao na criaçao do Döner Kebab... estes Alemaes estao em todas! (Para nao parecer tendencioso deixo de parte a melhor parte... a tomada a cabo pelo Sr. Otto Bock...eh eh!)

Kebab é Persa para "carne grelhada"... tao simples quanto isto! Carne Grelhada!
Sao vários os países no Médio Oriente - Irao, Turquia, Paquistao, Índia... - que o fazem e de formas bastante distintas.
Apesar de ser reconhecido a maior parte das vezes como um prato Turco a sua origem ocorreu seguramente na Persia antes do século X e comia-se apenas uma vez por ano no Ano Novo (no Noruz Mubarak de que já falei aqui). O Kebab Persa nao é parecido com nada do eu que tenha visto em Portugal, mas é realmente muito bom também... é bastante difícil de fazer, nao apenas pelos condimentos que leva a carne mas pela forma como é preparado: é uma espécie de espetada de carne, ou melhor, imaginem um rectângulo de carne estreito mas comprido atravessado por uma espada... é isso! E é cozinhado assim. O difícil está em conseguir manter a carne (picada) com aquela forma fixa na "espada". Esta "espada" retira-se na hora de ser servido e come-se este paralelepípedo de carne no prato.




Os Turcos também têm o seu próprio e tradicional Kebab e come-se mais ou menos com este aspecto:


Apesar da verdade, repito, ser que todos estes países têm diversas formas do preparar!

Nao terá sido um Alemao a criar este Döner Kebab (traduzido normalmente por: carne a rodar), mas um Turco na Alemanha que vendo toda a gente a vender sandes para levar nestes tempos fugazes pensou: "Eu também posso meter isto tudo numa sandes!" e assim fez!
Por isso... da próxima vez que virem um destes restaurantes com pinta de churrascaria por limpar(e que diga-se de passagem... é onde estas sandwich sabem melhor) e que dizem "o verdadeiro e tradicional Döner Kebab", saibam que estao a comer algo que seria, na melhor das hipóteses, muito tradicional na Alemanha.

É assim o Mundo Moderno!

3 comentários:

  1. E penso que chega de falar de comida nos próximos tempos..................!

    ResponderEliminar
  2. se foi um turco, não é uma invenção alemã Amor =p e sim, a relação entre o mau aspecto e o sabor é directamente proporcional!
    (e agora apetece-me um kebab daqueles da baixa...)

    ResponderEliminar
  3. Nao é uma invençao Alema, foi uma invençao "na" Alemanha ;) acontece tudo lá, ou fora mas por eles :P enfim... tudo o resto anterior foi só para chegar ao Döner ;)
    Sim... comia um... naquela de esquina que tem as latas de sumol no frio e que reconhecem as latas de épocas anteriores.... bem bom =)

    ResponderEliminar