21 de abril de 2011

Princípio de Pareto

Wilfredo Pareto foi - se nao me equivoco - um importante economista Italiano do séc XIX.

Ficou principalmente conhecido pela relaçao dos 80-20 que fez, conhecida como Principio de Pareto.


A primeira vez que o ouvi foi em relaçao ao tempo e à produtividade mas depois de aprofundar o tema parece-me que ele o enunciou primeiramente ou em relaçao há economia mundial ou há economia específica do seu país, nao tenho a certeza. De qualquer forma o principio enuncia a relaçao de que:


80% da riqueza mundial está nas maos de 20% de uma elite e os restantes 20% da riqueza está distribuída pelos outros 80% da populaçao (massas)


Penso que os números, nem na altura, foram estabelecidos com precisao, a relaçao pretendia mais expor um facto mais ou menos empírico que ser um estudo aprofundado da distribuiçao do capital mundial.

Este principio ficou famoso nao apenas pelo que expoe mas pela forma como pode ser extrapolado para diversos outros contextos.
Ouvi-o pela primeira vez da seguinte forma:

Produzimos 80% do nosso trabalho em 20% do tempo que despendemos para o concretizar, e precisamos dos restantes 80% de tempo para produzir os 20% de trabalho em falta!


Traducao desnecessária: em picos de concentraçao fazemos praticamente tudo aquilo que temos de fazer e depois andamos a maior parte do tempo a perder tempo enquanto vamos fazendo qualquer coisita.


Este principio alterou verdadeiramente a minha forma de encarar os diferentes trabalhos/projectos/desafios com que me vou deparando.
Sendo realista, nao creio que seja possível fazer crescer os 20% de tempo de grande produtividade em 100% mas acredito será possível fazer cresce-los para 40% (deixando 60% de tempo de trabalho pouco produtivo) e nestes 40% de tempo produzir entao mais trabalho do que antes nos 100%, e nos 60% restantes... pois produzir mais qualquer coisa ainda!

A relaçao que tento alcançar - tenho de reforçar a parte do tento - é, em comparaçao com o antes de conhecer o princípio:

Produzir em 40% do tempo 160% do trabalho, e nos restantes 60% de tempo mais 40%!

Isto é o que tento... nao é que o faça ou consiga assim tao regularmente... de qualquer forma penso que o mais importante até nem é esta vontade de fazer crescer a produtividade, mas antes conseguir perceber em que parte do nosso tempo produzimos realmente e em que parte andamos a divagar.
Gostava de ter sabido desta relaçao há mais tempo... acho que tinha sido muito útil para os trabalhos na faculdade, por exemplo!!!

1 comentário:

  1. Pode até parecer estranho mas esta regra é do mais universal que pode haver na economia, até parece a regra dos três simples. Aplica-se em tantos contextos que parece estupidamente simples a que costumo usar mais é em contexto empresarial... 20% dos clientes representam 80% das vendas. Boa sorte nas tentativas de mudar a tua produtividade ... bom bom seria produzir 160% do volume de trabalho em 20% do tempo ahahah!!!

    ResponderEliminar