16 de abril de 2011

Perspectivas 2

Ao jantar:

Príncipe - Hoje no Instituto trabalhei ao estilo Espanhol: cheguei de manha e passados 20 minutos chamaram-me para tomar café, depois do café que demorou, trabalhei quase 1 hora e fui almoçar, depois há tarde conversamos mais do que trabalhamos... nao pode ser... tenho de conseguir os resultados para o meu projecto... nao pode ser assim!
Eu - Eu percebo-te, mas sabes como é... muito sol e tal, os Espanhóis gostam de "ir de copas"!
P - Pois... mas eu pensei que aqui na Europa as pessoas fossem responsáveis e muito trabalhadoras.
Partimo-nos todos a rir e diz a Bávara:
B - Vieste para o país errado da Europa!

_______________________________________________________

Noutro jantar:

E - Sim porque os Asiáticos ...!
P - Que asiáticos?
E - Entao, os chineses, Japoneses, Coreanos... esses!
P - Mas eu também venho da Ásia, também sou Asiático.
E - Amm...
B - Nao Príncipe... tu vens do Irao, isso para nós é Médio-Oriente!
P - Médio-Oriente?? (e ri-se confundido) Mas nós estamos na Ásia!
E - Para nós Asiáticos sao pessoas de olhos em bico, percebes?
P - Vocês sao muito estranhos!!!!!!

_______________________________________________________


Iamos a caminho de uma casa de chás Libanesa:

P - (visivelmente escandalizado) Da última vez que passei aqui por Lavapies vi duas pessoas a lutar, aqui mesmo, na rua!
E - E entao?
P - E entao? Eu pensava que na Europa as pessoas eram civilizadas e educadas, que isto nao acontecia!
E - Oh Príncipe... Os preconceitos que vocês no Médio-Oriente têm sobre os Europeus!
P - Pois... realmente vejo que é verdade!

2 comentários:

  1. A primeira parte que escreves parece-me muito com o caminho que Portugal e os orgulhosamente Portugueses traçaram há 37 anos. Afasta-te como o diabo da cruz ou o resultado não poderá ser outro. Mas até sei que te afastas por isso estou mais tranquilo.

    ResponderEliminar
  2. Acho que os Espanhois sao um pouco piores que nós em termos de trabalho, trabalham realmente a um ritmo menor, no entanto produzem mais riqueza! Os Finlandeses sao muito piores, trabalham bastante menos e produzem bastante mais riqueza, nao só porque apesar de trabalharem menos que nós e que os Espanhois sao bastante mais eficientes, e aquilo que produzem comercializam de forma que nós nos pareceria escandalosa... mas assim funciona a sua economia... e funciona muito bem!

    ResponderEliminar