14 de abril de 2011

Ortoprotésico

O pequeno movimento pró-informaçao-Ortoprotesia no Facebook trouxe-me algumas memórias que imortalizo agora:

 - Numa nota antes ainda... e para que fique imortalizado também... nao, nao fazemos próteses dentarias! -

(Agora sim)

Já tentei explicar à minha avó como se diz o nome da minha profissao: ÓR-TÓ-PRÓ-TÉ-SI-CO
(até escrever é difícil, nao a posso julgar por nao conseguir dizê-lo) e explicar o que faço entao já perdi a conta! Mas a última vez que tentei - e será realmente a última porque desisti de vez - passou-se mais ou menos assim:

No café perto de casa, por qualquer motivo que nao me lembro, a minha avó diz para a empregada:

A - Sabe... é que o meu neto é médico!
A empregada faz a conversa de circunstância, mostra-se impressionada, dá-me os parabéns e vai-se embora!

Eu - Avó eu nao sou médico!
Avó - Entao és o quê?
Eu - Sou Ortoprotésico!
Avó - Ai! Mas isso é o quê?
Eu - Avó eu faço próteses para pessoas que perderam um braço ou uma perna, ou por exemplo as cadeiras de rodas também, para pessoas que precisam e isso! É isso que e...
Avó - (interrompe-me escandalizada) Ai que horror!!!... És medico e pronto!

E foi assim que a minha avó me deu o diploma de Medicina!

...

...

Mas aquilo que mais me intrigou nao foi a minha avó, mas a resposta da empregada...: será que a empregada me teria dado os parabéns se a minha avó tivesse dito que eu era Ortoprotésico!? Se calhar perguntava-lhe se isso se pega (como se tivesse dito: "É que o meu neto é doentinhocoitadinho!")... ou entao... na melhor das hipóteses... perguntava-me se fazia próteses dentárias!...

3 comentários:

  1. oh Amor será que a tua avó também me pode dar a licenciatura? =p é que autodidata por autodidata começava ja a receber =)
    mas não te preocupes que eu gosto que sejas Ortoprotésico =) um de nós os 2 tem de manter a sanidade mental =p

    ResponderEliminar
  2. Ach que isso é mal geral... tb ja perdi a conta das vezes que ja o expliquei...

    Ana

    ResponderEliminar
  3. A minha avó é uma querida, se lhe pedires ela dá-te o diploma também ;)

    Nao há mesmo nada a fazer Ana... ou aliás... ir repetindo... e repetindo... e repetindo... é isso que há a fazer :) ...

    ResponderEliminar