17 de março de 2011

Tempo

O espaço era o ISCTE, o tempo: 2 anos atrás - o contexto era a última aula de inglês e o tema era: "O que é mais importante para vocês?"

A pergunta havia sido feita pelo professor! Licenciado em Economia, de fisionomia inglesa, face rosada, calvo com um razoável investimento no abdómen. Havia nascido em Botswana há quase 80 anos atrás.

"O que é que têm de mais importante na vida?" - Perguntava.

"Saúde" dizia uma mulher duas cadeiras o meu lado esquerdo.
Uma mae da cabeça aos pés, cabelo apanhado como quem acorda de manha para levantar os filhos e segue o dia sem parar, nao tem tempo nem para se olhar ao espelho e dizer "Hoje estás mais bonita!"... de t-shirt larga e calças de ganga como que para disfarçar as sobras que os anos foram deixando.
"Família" dizia outra mulher do meu outro lado. Esta um pouco mais moderna mas de trejeitos inseguros, hesitante, de maos em cima da mesa, uma sobre a outra como que protegendo, junto ao corpo, nao fosse sair dali algo menos bom.
E assim fomos todos dizendo o que era mais importante para nós, ora repetindo ora inovando.
Revelo que disse "pequenos momentos"! Foram estas as minhas palavras "pequenos momentos"; como o que de mais importante tenho na vida. Houve um pequeno silêncio na sala depois do ter dito, o professor olhou para mim e disse "Gostei da sua resposta" E escreveu-a em grande no centro do quadro.

Fomos analisando cada uma das importantes coisas que temos na vida até que o professor, pessoa que durante todo o curso havia já dado infinitas provas de uma agudeza intelectual evidente, disse:

"Pois a coisa que eu tenho como mais importante na minha vida é o Tempo!" - escreveu "Tempo" ao lado de "pequenos momentos" e continuou mais ou menos assim - "O Tempo é o mais importante que temos na nossa vida! Sem ele, nao há saúde, família ou amigos que possam ser desfrutados! O tempo é algo que nao podemos nunca comprar, tenhamos todo o dinheiro do mundo! Nao o podemos emprestar, ou ganhar... O tempo que passa nao volta! Precisamos de tempo para tudo, e a forma como o usamos é da nossa inteira responsabilidade. Como é que vocês usam o vosso tempo?"

Silêncio de novo.
"Boa pergunta!" pensei "Como é que eu uso o meu tempo? ... Faculdade, família, namorada, séries, livros... Nao contesto a familia ou a namorada, que aliás nao sao dois grupos mas um, mas... tudo o resto... uso eu bem o meu tempo? O único que tenho? ... Vale a pena gasta-lo a ver vídeos no youtube?..."

A aula tinha continuado, no mesmo tema, com divagaçoes e aprofundamentos, partilha de conhecimentos e saberes que ficam registados mas que dificilmente se exprimem, antes passam a condicionar a nossa conduta sem que o entendamos ou nos preocupemos sequer em entender... às vezes nao é preciso entender porque funciona a máquina, desde que funcione bem! E tantas vezes nos poem mais uma roda dentada ou oleamos mais um pouco sem que nos apercebamos.

Procurei voltar à aula mas aquele pensamento de um sénior - e por este motivo também fácil de justificar - nao me deixou voltar a lado nenhum, nunca mais!

O Tempo é para mim realmente o que de mais precioso tenho e com ele quero fazer 1000 coisas! 1000 coisas bem feitas.

E vocês... o que farao, e o que fazem, voces com o vosso tempo?

1 comentário:

  1. uiii Amor... o tempo! isso dava por si só um blog também =p
    é com os séniores =p as pessoas com uma bela soma de anos, que fico mais vezes a pensar! não sei se pelo tempo que acabo por passar com eles ou se pelo dom que têm para lançar a pergunta ou a frase certa ou se por falaram daquilo que ainda não vivi. parece-me que o tempo passa por nós ou nós pelo tempo, sem pensarmos muito nele. nós bem temos agendas, umas mais primitivas outras mais modernas, mas estamos de facto a pensar o que fazer com o tempo ou simplesmente a encafoar uma e outra coisa que nem nos dá gosto fazer? vive-se uma vida e quando finalmente se pára e se pensa no que fizemos com o tempo, surge na maioria dos casos o arrependimento... pelo que queriamos ter feito e não fizemos, pelo que fizemos e gostariamos de ter feito de maneira diferente! e este ultimo tempo que nos resta passamo-lo a pensar no tempo que ja passou, continuando a não o viver...
    o ser humano é curioso, de facto =)

    ResponderEliminar