14 de março de 2011

MILeuristas

Este fim de semana dei uma escapadinha a Portugal! E foi mesmo uma escapada, porque nao era suposto, mas como vinham uns amigos Finlandeses visitar Lisboa senti-me na obrigaçao de os receber, já que tinha insistido tanto, antes, para que viessem.
Visita turística à parte - que acresce sempre ao nosso conhecimento as diferenças entre ambos os países quando ouvimos "Pois na Finlandia nao temos nada disto... ou aquilo.... ou nao é bem assim, ou é melhor, ou é diferente...." - dei por mim no meio de uma manifestaçao! Eu e eles, mas lá os tranquilizei que somos sempre um povo muito pacífico, apesar de tudo!

Fiquei contente por entender que afinal até somos capazes de sair há rua, mostrar alguma uniao enquanto gente Portuguesa e fazer ver que nao estamos contentes com o que se passa e queremos alguma mudança!

O problema é que... bem eu acabo por estar mais ignorante que a maioria, nao vejo tv e leio poucas noticias... mas houve alguma revindicação concreta?
Eu acho que este protesto podia ser a voz do mundo inteiro quase... e se pensarmos nele assim foi extraordinário, mas... acho que nao foi essa a intençao, acho!

Ouvi chamar vários nomes ao Sócrates - e para aqueles que dizem que eu o adoro, devo confessar que a meu ver, na verdade, ele tem deixado bastante a desejar nestes ultimos meses... digo isto como um desabafo triste... porque sempre o achei um tipo de coragem, apesar de tudo, mas acho que nao tem tido a suficiente... - mas nao ouvi assim propostas concretas!
Já sei que a profissao de motorista em Portugal é a menos grata neste momento porque só leio e vejo noticias (das poucas é verdade) a protestar - na minha opiniao e bem é verdade - contra os muitos motoristas dos ministros e deputados. Mas.... quer dizer.... nao é só parando com essas mordomias, que custam dinheiro mas tambem nao custam taaantoo dinheiro, que o país vai lá!
Acho que é preciso ser mais crítico, pensar um bocado antes de falar e entao depois agir!

Eu repito, acho que quem saiu para a rua - eu próprio fiquei contente por poder estar lá no meio repito... - teve toda a legitimidade para o fazer.
Acho também que - era o que eu faria se fosse Primeiro Ministro - os ministros teriam toda a legitimidade de sair para rua, no dia seguinte, com cartazes como "Use os transportes Publicos", "Recicle", "Nao fuja ao fisco", "Denuncie quem foge ao fisco", "Nao seja cúmplice", "Use as lâmpadas ecológicas que nós lhe damos gratuitamente", "Tenha brio na sua profissao", "Sirva os demais como exige que o sirvam a si", "Seja compreensivo", "Entenda o bem-maior", "Seja voluntário", "Sirva a comunidade"!

Acho que ambas as partes teriam legitimidade para tal!

E se é para protestar que se proteste todos os dias, apresentando soluçoes!
Acho que andamos um bocado adormecidos e deixámos isto andar até um ponto de ruptura social e ignorância de espírito que aflige.

Os jovens espanhois - verdade também que nao de forma mais crítica ou consciente que nós, parece-me - andam a queixar-se porque sao a geraçao dos Mileuristas... deu-me vontade de rir quando o percebi... porque nao só nunca lá chegámos como deixámos que descesse aos Quinhentoseuristas para finalmente dizer basta!


Intenta este post nao mais que alertar algumas consciências para a situaçao de ruptura, repito, que vivemos em Portugal!

Realmente, basta de meias medidas, basta meias conversas e meias acçoes!


...


Realmente, basta de meias medidas, basta meias conversas e meias acçoes!


...


E a minha pergunta agora é: quando leram esta frase em itálico acima pensaram em voces mesmos... ou no Sócrates? Como dizia o outro... vale a pena pensar nisso!




PS - nao posso nao salientar que, de facto, eu próprio, nao apresento grandes soluçoes neste post... nao o faço porque acho que podia dedicar um blog só para isso, para explorar todas as que penso (sendo viáveis ou nao), e porque este post nao pretende impor mais "motoristas malfadados" na cabeça de ninguém mas antes servir para que alguns sejam mais auto-críticos no seu papel na nossa sociedade Portuguesa!

2 comentários:

  1. neste momento, ninguém está satisfeito com o governo e penso que este tá em ruptura. Eu, como jovem, recentemente em trabalho temporário, tendo em conta o prazo dos censos, não pude estar presente na manifestação. Mas apoiei a sua intenção!
    É verdade que, muitas vezes, só reclamamos, sem qualquer solução para mostrar! No entanto, neste momento, vemos tanta coisa que...
    A suspeita é desconfiança está instaurada! Ninguém acredita em ninguém! Eu tenho sentido isso na pele, acredita! quanto à parte de ,encionares alguns dos nossos deveres como cidadãos, se reparares, as próprias pessoas que estão no governo não o praticam, não dão o exemplo! A fiscalização aumentou, sim... tendo em conta que agora, quem quer receber abonos e regalias está muito mais restrito! No entanto, o nosso país continua a ser muito bom para os ricos, enquanto que os pobres pagam a factura... pessoas como os nossos pais, que trabalham muito para obter o produto, sendo este resgatado pelos chefões que ganham milhões e que andam com tudo do melhor e, mesmo assim, recebem tudo do estado! Isso sim, é revoltante!
    É o Zé povinho que tem de arregaçar as mangas para levantar o país infelizmente! Não deveria ser assim!
    Se todos somos iguais para quê tanta diferenciação!
    A revolta está instaurada na população! bato á porta das casas e as pessoas batem sempre na mesma tecla! é verdade que somos um povo insatisfeito... nunca existe alguém que faça o que nós queremos e também é verdade que existe muita gente em Portugal que simplesmente faz de tudo para não trabalhar e ter tudo de maneira fácil! Mas pergunto porque temos de ser sempre nós, classe média, a pagar!
    Bem, já escrevi para aqui coisas e provavelmente sem qualquer tipo de lógica!
    Beijocas e cá espero pela visita!

    ResponderEliminar
  2. Foi como disse, acho que quem protestou teve razoes para isso!
    De todos os modos, a desconfiança de que falas... sempre fomos assim, seja quem esteja no governo, vemos os partidos como clubes de futebol e mesmo que o outro clube tenha um bom jogador vemos sempre melhores noutros lados e nao sabemos admiti-lo ou até vê-lo, e assim é difícil de fazer política (e peço desculpa, mas ainda nao tinha feito uma analogia futebolistica!! Foi agora, tem de ser!)
    Em relaçao à classe média, eu concordo, menos mal, se fossem realmente os pobres era pior e vejo que apesar de tudo nos ordenados ou descontos desses nao se tem tocado! Vejo tambem que realmente quem tem mais dinheiro paga mais impostos e isso pode ser bom ou nao! (É por isto que podia fazer outro blog), porque na verdade nao vejo porque uma pessoa que ganhe mais dinheiro deva descontar mais... se vai as mesmas vezes ao médico, ou se serve dos mesmos serviços (menos alias já que pagam clínicas privadas e criam postos de trabalho com empregados ou empresas). Sou a favor da igualdade de oportunidades mas contra discriminaçao e isto, quer se queira ou nao é a discriminaçao dos ricos... mas é normal num país cristao (misturar religiao e potilica, perigoso, mas sociologicamente é fácil de perceber e na verdade nao cheguei a todas estas conclusoes completamente sozinho) onde a pobreza é uma virtude! De qualquer forma nao acho que estejamos preparados para este igualdade e acho que quem tem mais deve ser obrigado (porque quem tem mais deve realmente dar mais, mas por vontade) a dar mais!
    Podia dizer mesmo muita coisa que penso mas ia divagar para outros temas! De qualquer forma, sejamos nós o exemplo, acredito ter idade e educaçao para saber distinguir o certo do errado e bom do mau, pelo que nao preciso que em tudo um governante mo venha ensinar (é que até para as facturas é preciso fazer um anuncio para que as pessoas as peçam, ou para reciclar! Conseguem ver o absurdo disto? É como fazer um anuncio: "Por favor, pelo bem comum, faça as evacuaçoes na sanita! ... Mas só se nao se nao der muito trabalho, se faz favor!")...

    ResponderEliminar