28 de julho de 2011

Radio 3

Algures por Espanha

E - Portugal tem bons músicos!
I- Sim, é verdade, por acaso acho que temos bons músicos!
E - Caetano Veloso por exemplo.
I (risos) - Bem... esse é Brasileiro, canta em Português mas é Brasileiro!
E - Ah!... Bem e o Jobim também é muito bom.
I - Hum... Esse também é Brasileiro.
E (risos) - Bem... e aquela mulher... como se chama, é muito conhecida? Ela é Portuguesa nao?
I - Amália Rodrigues?
E - Ivete Sangalo...
I - ...


_______________________________________________________________________

A ligar a um jurista:

I - Hola buenas tardes, he visto su nombre en un listado de traductores oficiales de Portugués y vi que su dirección está cerca de mi casa, puedo hablar en Portugués con usted?
J - Sim pode!
I (pequena pausa hesitante de dúvida comprovada pelo seguimento da conversa: era uma Espanhola, que havia aprendido Portugués e fazia traduçoes oficiais de ES-PT, mas o português que aprendeu era Brasileiro)
(...)
J - Pois eu entendo o que me está dizendo! Mas eu so faço de Português-Espanhol e ao contrário, se quer do Português para o Inglês posso dar-lhe o contacto de um companheiro meu, de Barcelona.
I - Está bem!

Ligo para o outro jurista:

I - (bla bla bla) Posso falar em Português?
J2 - Sim pode! - outro Espanhol que havia aprendido a falar Brasileiro.

______________________________________________________________

No trabalho ouvimos muito a Rádio 3! É o que dá trabalhar com artistas! O que vale é que eu gosto de músicas mais alternativas também, ou, melhor dito: contemporâneas... nesta rádio ouve-se desde música clássica a sons grotescos que mais parecem vir de dentro de uma gruta onde alguém grita para dentro de um didjeridu. Noutras ocasioes ouve-se jazz, blues, músicas onde parece que uma orquestra está nao a tocar, mas a partir os instrumentos e muitos outros estilos, assim como bossa nova - a "música Portuguesa" - ...
Ouço cantores Brasileiros que nao conheço e músicas que nunca ouvi... hoje por exemplo estive umas duas horas a ouvir bossa nova do Brasil, aqui em Espanha.

Pergunto-me quem afinal fala Português, mais, quem afinal espalha a língua que falo, quem a dá a conhecer...

A consciência e a experiência de viver estes momentos, e outros, obriga-me a ter esta opiniao!

Sem comentários:

Enviar um comentário