3 de julho de 2011

A conversa do costume

O discurso já esta feito, vou repetindo vezes sem conta quando conheço alguem novo, algumas das passagens sao:

- Ai es portugues?
- Sim sou!
- De onde?
- De Lisboa.
- "Lisboa me encanta, ¡es preciosa!"
- Sim gosto muito tambem.
- E Estoril, Cascais e Belem tambem sao muito bonitos.
- Sim sao - e falamos destas zonas.
- E os pasteis!!! Maravilhosos... voces têm uma pastelaria fantastica.
- Sim é verdade! - eu vou-me limitando a confirmar, porque com tanto elogio normalmente fico sem saber que dizer.
- E os Portugueses entendem tudo o que dizemos, é incrivel!
E eu volto a explicar a diferença dos sons, das palavras, porque é que os entendemos a eles e eles nao a nós, já escrevi um post sobre isto. Mas agora tenho uma tecnica nova para se quiserem que um Espanhol vos entenda. Falem Brasileiro, devagar! Se falarem Brasileiro abrem as vogais e nao dao tanto enfase ao "ss, ch, x" e assim percebem muito melhor. Nao é por falta de esforço deles... de verdade que nao... é por incapacidade, taditos... mas é assim!
- Algumas vezes, estou em Portugal, a tentar falar Português, e estou todo contente porque nos estamos a entender, até que me apercebo que nao sou eu que estou a falar Português, mas o Português que está a falar Espanhol!!
Riu-me e explico e isso normalmente cai mal aos Portugueses... eu tambem nao entendia e tambem me caia mal a mim, nao percebemos porque é que nós os entendemos a eles e eles nao a nós, mas agora é-me muito claro... o Português e o Espanhol nao têm nada a ver... e o Português tem mais variedade em sons que o Espanhol, e é fundamentalmente por isso que os entendemos bem.
- Adoro tambem a cataplana! E ninguem faz bacalhau como os portugueses, aquele bacalhau dourado que fazem... é de lamber os dedos! - eles muitas vezes chamam "bacalhau dorado" ao bacalhau a braz.

Em Valencia ja tinha ficado surpreendido com o bem que os Espahois falam de Portugal, mas so la estive 2 meses... agora que estou aqui em Madrid há mais de meio ano... já se me passou a surpresa pela quatidade de vezes que mo dizem, e em como falam sempre do mesmo: os pasteis, o bacalhau, a lingua, as toalhas, o galo de barcelos, Lisboa e Cascais! Estes sao os principais pontos que os Espanhois apreciam em Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário