30 de julho de 2011

(Literalmente) A nossa visao do Mundo

O que têm Pedro Nunes, Gerardus Mercator e Gall-Peters em comum?

Pedro Nunes nasceu em Alcácer do Sal em 1502 e é considerado um dos maiores matemáticos do seu tempo.
Uma das suas invençoes mais curiosas foi talvez o nómio (assim chamado pela versao Latina do seu apelido)! Inventou-o usando-o em astrolábios e a escala de Vernier (paquímetro ou craveira como lhe chamamos em Portugal) inventada somente dois séculos depois nao é mais do que uma adaptaçao diferente do nómio de Pedro Nunes.
Mas onde este Português, novo Cristao de origem Judia, realmente deixou um enorme legado foi no campo da navegaçao, e talvez pelo que é mais conhecido e reconhecido mundialmente é pelos seus cálculos sobre as linhas loxodrómias.
Entende-se por linha loxodrómia a linha (nao perpendicular pense-se) que mantém o mesmo ângulo com todos os meridianos. Antes deste matemático o demonstrar diferente, pensava-se que se se seguisse, em navegaçao, esta relaçao com os meridianos, eventualmente se daria uma volta ao mundo voltando ao mesmo sítio. Este erro dá-se por se tentar representar, e pensar, em algo que tem um volume esférico num plano em duas dimensoes, mapa. O que ele demonstrou é que se se mantiver esta relaçao nao se percorre um circulo à volta da Terra mas antes uma espiral que se dirige a um dos pólos sem nunca o tocar.

Este novo conhecimento foi, e continua a ser, de uma importância abissal para a navegaçao e é um conceito tao actual que pertence ao domínio corrente de qualquer marinheiro.

Gerardus Mercator (forma latinizada de Gerard Cremer) nasceu numa cidade Flamenga onde é hoje o norte da Bélgica.
Foi um importante cartógrafo sem grande notoriedade no seu tempo mas com um contributo muito importante (mais do que podia ele esperar imagino) para o mundo da navegaçao bem como todo o mundo moderno.
O Mapa Mundi como geralmente é chamado, ou Mapa Mundo, tem o seu nome verdadeiro como Projecçao de Mercator. Foi desenhado como um mapa auxiliar para a navegao e as suas projecçoes assentam na base de que as linhas loxodrómias sao paralelas e rectas. Esta escala linear, constante e conformal permite manter a relaçao angular entre as linhas do mapa podendo os navegantes traçar rotas rectas (com régua e esquadro, faço a redundância para chamar à imagem filmes ou séries onde vemos isto acontecer) entre dois pontos e assim seguir o rumo desejado, conhecendo distâncias e posiçoes.
A projecçao é simples... imaginem uma esfera (a Terra), agora separem os pólos de forma a que a esfera se abra num cilindro, ao abrir verticalmente este cilindro temos o habitual Mapa Mundo. É assim que é projectado.
Como disse este mapa foi inicialmente desenhado para auxiliar os navegantes mas depressa que tornou na representaçao standart para a planificaçao do nosso planeta.
Existem no entanto muitas outras, todas com os seus pontos fortes e fracos, uma vez que, como disse, nao é possível representar fielmente algo tridimensional em algo bidimensional.
Os pontos fortes da projecçao de Mercator já referi, os pontos fracos sao que esta distorçao da Terra mostra-nos uma área aumentada nos pólos! Quanto mais nos afastarmos do Equador mais as áreas sao exageradas.
A Gronelândia parece quase do tamanho de África mas na verdade é quase 14 vezes mais pequena, por exemplo. E o Polo Sul, de igual modo, parece enorme e na verdade é apenas o 5º da lista no que concerne a tamanho.


E onde entram entao Gall-Peters nesta História?
Estes senhores (James Gall e Arno Peters) deviam ter passado despercebidos na História Mundial... seriam mais uns cartógrafos amadores como outros milhares e assim teria sido... se as coisas se passassem como normalmente passam.
Mas eles tiveram a ousadia de propor (e serem ouvidos) uma nova projecçao do Mundo. Uma projecçao que, segundo eles, seria mais correcta e, veja-se, mais solidária! Foi quase como se eu ousasse agora dizer que tenha uma teoria melhor para a Criaçao da vida e ter crédito por isso!
Foi uma grande controvérsia que passou na segunda metade do século passado. E passou porque... se calhar... eles tinham razao!!!
Na sua projecçao, áreas de tamanho igual no globo aparecem iguais no mapa. E termos técnicos à parte que eu também nao entendo completamente, a verdade é que pelo menos as áreas sao mais semelhantes às verdadeiras.
Acontece que com esta projecçao, como podem ver, os países subdesenvolvidos sao realmente aqueles que maior área ocupam no mapa (porque sao, naturalmente, os maiores) e é por isto que esta projecçao causou tanta controvérsia... nao foi aceite pela comunidade científica mais creditada e as críticas à discriminaçao fizeram-se ouvir. Alguns grupos religiosos ou com outras convicçoes sociológicas continuam a pretender que se respeitem as áreas e que se atribua a verdadeira parte do mundo a estes continentes.


Quando vi esta projecçao pela primeira vez causou-me estranheza... como se as coisas nao estivessem no seu devido lugar! Mas é mesmo assim... existem tantas coisas sobre as quais nunca pensamos que quando chega o dia... é difícil entender diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário