19 de julho de 2011

Um passo à frente

Existem várias coisas que, curriculamente, nos distinguem dos outros.

Dependendo de onde estamos existem coisas que sao valorizadas e outras já nao, em alguns países, ter uma licenciatura é sinónimo de ser chefe de serviçio, noutros, nao é sinónimo de nada!

Algo que fica sempre bem em qualquer curriculum, e em qualquer parte do mundo, sao as línguas.

Quando digo que falo e escrevo fluentemente 3 linguas isso parece muito bem no curriculo e ao adicionar o Finlandes com um conhecimento Europeu de A1, que nao é nada e nao serve para nada, dá sempre contexto para conversa e é quase tao útil como as 3 que conheço realmente bem.

Conhecer línguas estrangeiras é realmente muito muito útil e para mim o primeiro item a acrescentar a qualquer formaçao - curso profissional, licenciatura, outros cursos, enfim.

Nao me deixa de ser impressionante como falar Inglês em Espanha é uma graaande mais valia. Sinto-me com um olho em terra de cegos, é impressionante. Em Portugal falar Ingles é banal e ninguém se impressiona com isso, é um requisito mínimo que temos estabelecido, mas para os Espanhois é algo de raro ainda... já se aperceberam da necessidade, mas estao hoje a dar os primeiros passos no sentido de colmatar essa falha. O orgulho pela sua língua - merecido diga-se de passagem pois é a segunda mais falada no mundo - foi desmedido e estao agora a perceber isso.

No entanto... e quando eu estou a achar "Bem... estou confortável no tema das línguas" vejo pessoas "normais" (várias no grupo alíás) que: para o marido falam em Árabe (ARABE), para mim falam em Inglês, para a amiga falam em Espanhol e para a vizinha em Francês... e eu penso "Bolas... se calhar... tenho muito tempo que compensar!!!"

Gostava de aprender mais línguas, está nos meus planos, mas tenho de ver como me corre tudo!

Este post podia ser um das "Perspectivas", porque realmente, se para uns é um passo a frente já, para outros... vale de muito pouco...

Sem comentários:

Enviar um comentário