29 de setembro de 2011

A Singularidade e o Jogo da Vida

Já uma vez escrevi aqui sobre as leis elementares do Universo, no post sobre o Criacionismo, mas nesse tempo mencionei apenas a Gravidade.
As 4 forças elementares ou leis elementares do Universo sao, por ordem decrescente de força: a Força Nuclear Forte, a Força Nuclear Fraca, a Força Electromagnética e a Força da Gravidade.
Entende-se por Forças Elementares as forças que nao podem ser explicadas por elementos mais simples ou mais básicos que elas próprias, ou seja elas existem e vao continuar a existir e sao elas que justificam e determinam todas as relaçoes da matéria e energia no universo... desde o átomo que colide com outro e forma uma molécula até ao pai que se atrasa a ir buscar o filho à escola.
Ao longo dos tempos diferentes Físicos têm tentado condensar estas leis numa só, uma lei elementar na qual se pudesse compreender todo o Universo e se pudessem justificar todos os acontecimentos físicos nele existentes.
O Universo demonstra que essa lei deve existir. Estas 4 nao justificam tudo! As questoes dos Buracos Negros e dos 3 primeiros segundos do Big Bang nao sao justificadas por estas leis. Einstein por exemplo devotou grande parte da sua vida na procura desta lei elementar, a sua Teoria da Relatividade Geral dava um entendimento muito mais completo do Universo, mas também ela falhava nos primeiros 3 segundos da origem de Tudo.
Esta é a Singularidade que ainda hoje Físicos de todo o mundo tentam encontrar.

...

Jonh Conway inventou em 70 o Jogo da Vida!
Este jogo tem pouco de jogo é mais um software, se o pomos num computador, que pretende representar um universo hipotético bidimensional de quadrículas infinitas cujo tempo passa por etapas/acontecimentos/cliques... Podem experimenta-lo no link acima.
Este universo tem apenas 3 leis:

1 - Um quadrado/célula viva com 2 ou 3 vizinhos vivos sobrevive (sobrevivência)
2 - Uma célula morta com exactamente 3 vizinhas vivas nasce (nascimento)
3 - Em todos os outros casos a célula morre ou permanece morta. Se nao tiver nenhuma ou apenas uma vizinha morre (solidao), se tiver mais de 3 morre também (sobrelotaçao)

E é isto!
Se forem ao link e "brincarem" um bocado neste Universo de células vivas e células mortas vao perceber que se pode tornar bastante complexo. Se experimentarem pôr, por exemplo, 3 células vivas na horizontal vao ver que na etapa seguinte esta "linha" passa a vertical, na seguinte volta a horizontal e assim infinitamente, a estes "organismos" chamamos Blinkers; se fizermos um quadrado de 2X2 temos um "ser" imutável que ficará estável para sempre, Still Life; mas depois há "seres" (ou combinaçoes de células vivas) mais complexos como como os Gliders que de 4 em 4 etapas voltam há sua forma original mas uma quadricula abaixo e ao lado parecendo planar pelo Universo; mais complexos ainda podem ser os Gosper Glider Gun que começam por ser um conjunto de Gliders e Still Lifes que se juntam e produzem um padrao eterno que autoproduz mais Gliders... Podem experimentar todas estas "figuras" no jogo que as tem predeterminadas para quem quiser.
Este Universo pode ser altamente complexo, podemos descrever leis físicas e químicas para estas estruturas que a dado momento parecem até ganhar alguma imprevisibilidade (inteligência?). Alguém que nao conheça as leis elementares deste Universo pode criar outras mais complexas que o vao explicando com maior ou menor exactidao os eventos: que um conjunto como os Gliders plana, ou que um quadrado de 2X2 se mantém eterno para sempre... mas estas leis... estas leis sao apenas aparentes, ou sao apenas faces de umas muito maiores, ou muito mais simples, elementares, singulares!

Apesar de podermos derivar uma série de leis aparentes este Universo tem bem determinadas as suas leis, que sao apenas 3 e percebendo-las percebemos tudo o que o condiciona, determina, projecta...

Conhecemos o nosso Universo recorrendo a leis aparentes com que pretendemos justificar a realidade; desde o átomo que colide com outro e forma uma molécula até ao pai que se atrasa a ir buscar o filho à escola...

...

A Força Electromagnética e a Força Nuclear Fraca mostraram-se uma única, simplificando as "leis" e resolvendo algumas "deselegâncias" destas leis por separado, a Força Nuclear Forte foi mais ou menos amanhada neste conjunto, alguns pressupostos algo extravagantes tiveram de ser considerados para consegui-lo mas a coisa parece mais ou menos aceite... agora, aquela que se mostra mais difícil de juntar, aquela que teima e nao dar a vitória aos Físicos é mesmo a mais simples, a mais evidente, aliás a primeira a ser descrita, a Lei da Gravidade!
A Lei da Gravidade parece ser a última barreira para entender a Singularidade, que é como quem diz, os mistérios do Universo, afinal, como alguém disse em certo momento: "somos apenas átomos e vazio"

Mas nao desanimemos, teorias vao surgindo e algumas parecem muito interessantes (extravagantes também... mas desde logo, as actuais nao deixam de o ser também).
A Teoria das Cordas, a Super Gravidade ou (englobando todas) a Teoria M sao teorias que parecem começar a lançar alguma luz sobre esta questao!
Gostava que pudessem, ou algo pudesse, ser demonstrado no meu tempo de vida... acredito que sim, parecemos perto, parecemos muito perto de entender... Tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário