30 de setembro de 2011

Entrevistas de trabalho e Metal

Na minha primeira entrevista de trabalho estava naturalmente nervoso!

É quase como a carta de conduçao, toda a gente ouve histórias de como se chumba com 4 erros onde 2 deles eram "rasteiras". Nas entrevistas sao aquelas perguntas que ninguém espera.

Lembro-me de em Gestao (sabem que sou assim, umas coisas lembram-me outras) o professor BC ter dito que a um amigo dele lhe tinham perguntado, sem mais nem menos, a meio da entrevista "Quantas bolas de tenis se produzem em Portugal por ano?"... O objectivo destas perguntas, se o entrevistador souber o que está a fazer e sentir necessidade de testar isso também, é o de testar a reacção ao stress, ao inesperado, está claro.
Há outras mais básicas como perguntar que animal gostaria de ser e ou a sua cor preferida e depois há aquelas engraçadas como "responda-me rápido: trocaria tudo o que sabe por metade do que nao sabe? Sim ou nao!"... a interpretaçao destas perguntas podem dar-nos algumas pistas sobre a personalidade da pessoa que temos à nossa frente.

Nao me fizeram perguntas estranhas, mas apanharam-me meio desprevenido numa:

Estava no final da entrevista que estava a correr bem, estava mais relaxado, e perguntaram-me:

E - "Estudou musica vejo!"
I - "No Conservatório sim."
E- "Qual é o seu compositor favorito?"
I - Edvarg Grieg - esta era fácil.
E - De onde é? Nao conheço!
I (completamente encavacado) - Am... realmente também nao me estou a lembrar, nao sei!
E - E qual a sua música favorita dele?
I (respondi rápido a música mais conhecida dele) - Amanhecer - mas a verdade é que nao me veio à memória que estava ainda meio atravancada a minha realmente favorita "In the Hall of the Moutain King", talvez também porque nunca consegui perceber bem como traduzir este nome.
E - Também nao conheço.
I - Deve conhecer, nao está a ver o nome, é muito conhecida, assim como a "Marcha dos Trolls", seguramente que já ouviu.

E mudamos de assunto!
No fundo nao foi muito mau, como nao era um assunto que a entrevistadora dominasse eu também nao fiz muita figura, mas fiquei encavacado.
O que devia ter respondido era: É um dos maiores compositores Noruegueses.

E porque é que eu me lembrei de isto agora? (Nao foi pela Gestao na verdade, essa veio de novo apenas no seguimento).
Ocorre que estava a ouvir a minha lista de "Clássicos" no YouTube e a dado momento, quando passa a "In the Hall of the Mountain King" vejo nas opçoes de lado que os Apocalytica tinham uma versao desta música.

Nao me julguem se eu disser que estive na Finlandia e nunca ouvi estes senhores (e sim eles chegaram mesmo a dar lá um concerto enquanto lá estive); decidi ouvir agora a sua versao e confesso: Adorei!

Tenho estado a ouvir mais músicas deles e... gosto eu afinal de Dark Metal, Black Metal, Death Metal ou la o que tocam estes senhores? Nao faço ideia e imagino que acabei de causar um ataque cardíaco a alguns leitores com a minha ignorância (se posso compensar posso dizer-vos o estilo, andamentos, compassos e instrumentos usados por Grieg), mas quase me importa pouco o que tocam, desde que toquem.

Se posso recomendar nao deixem de ouvir a sua versao da música de Grieg (nao deixem de ouvir Edvard Grieg no original está claro) e também ConclusionPandemonium,  Resurrection, Desilusion (e continuo a ouvir outras...)

Estou realmente surpreendido!

Sem comentários:

Enviar um comentário