30 de setembro de 2011

Mcdonald's

Estudei em Gestao que um dos factores de sucesso do Mcdonald's é a sua constância.
Estejamos em Portugal, em Espanha ou na Roménia em qualquer parte se pode pedir um Big Mac, ou um McBacon, ou até um Happy Meal!
As pessoas, regra geral, nao gostam de mudança, e optam normalmente pelo que lhes é familiar e o Mc proporciona isso. Se se está meio perdido e nao se sabe o que comer, no Mc sabe-se sempre o que pedir, como pedir e o que esperar.

Mas mesmo assim também este varia um bocado claro, tem de se adaptar minimamente ao contexto em que se encontra e daqui surge a minha curiosidade em perguntar aos meus conhecidos estrangeiros "O que é que o Mc tem de diferente no teu país?" e note-se: esta nao é uma pergunta que satisfaz meramente uma curiosidade caprichosa mas antes uma forma de entender até um pouco da cultura desse país, porque uma empresa como esta nao decide só porque sim pôr mais um sabor de gelados... se o faz é porque para o público alvo é importante e entendo assim um pouco mais daquilo que as pessoas valorizam nesse espaço.

Estava caminhando por Varese, Itália, e com o amigo de Taiwan que mencionei dois posts atrás (vou chamar-lhe P de Perfect pela forma como ele o dizia constantemente fazendo um O com o polegar e indicador e os 3 outros dedos extendidos) quando lhe pergunto:

I - P o que é que o Mcdonalds tem de diferente em Taiwan?

P - De diferente, como assim diferente?

I - Diferente! Em todos os países o Mc tem coisas que nos outros todos nao tem: em Portugal temos sopas tradicionais Portuguesas, em Espanha podem escolher entre "french fries" ou "patatas bravas" Espanholas, aqui em Itália vejo que têm uma variedade de gelados muito maior (e o McBacon tem 2 hamburgueres em vez de 1, e eu pensava que tinha ficado perfeito, porque gosto muito do McBacon mas nunca peço porque fico com fome, mas os 2 hamburgueres sao muito mais finos que um normal, por isso dá no mesmo, ou pior...), e em Taiwan? O que é que vocês têm de diferente?

P - Hum... bem... nao sei bem... hum... bem temos sopa também... e... hum... ah! o pao pode ser pao de arroz.

I - A serio? Uau, isso deve ser bem diferente, gostava de experimentar!

P - Sim é verdade.. Ah!! E, os ménus sao mais pequenos.

I- Mais pequenos?

P - Sim, o hamburguer, o pao, as batatas, é tudo mais reduzido.

I - Hum... isso na já nao gosto tanto - pensei

Já me disseram que no EUA quando se pede um super ou mega menu (ainda é assim que se diz?) nao sao so as batatas e a bebida que crescem é o hamburguer também... talvez em Taiwan tenham percebido que the bigger nao tem necessariamente de ser the better, nao sei, mas realmente sao pessoas muito, mesmo muito diferentes de nós, foi interessantíssimo conhecer um pouco da sua realidade.

2 comentários:

  1. Uma diferença entre Espanha e Portugal, não sei se já reparaste, é que as palhinhas em Espanha não são daquelas que se dobram na ponta. Para mim ficam a perder para Portugal nesse aspecto :P.

    Bruno

    ResponderEliminar
  2. Ainda nao reparei nao... tenho de averiguar isso! É uma importante diferença!!! Engraçado!

    Abraço

    ResponderEliminar