19 de maio de 2011

Estas conversas deixam-me deprimido

Alema - Quanto tempo demora o comboio de Lisboa a Madrid?
Eu - A noite toda... faz-se a viagem de noite!
A - Como a noite toda? Estou a falar do normal, numa viagem normal!
E - Esse é o normal, o único aliás... só há essa velocidade!
A - COMO??? - e escrevo em letras capitais porque o "como" foi dito alto, com olhos abertos e com uma inclinaçao até mim que me assustou um pouco, também pela constituiçao muito germânica da senhora.
E - Sim é isso!
A - Mas como é que isso pode ser??? Duas capitais Europeias, que estao tao perto... como podem demorar tanto tempo???
E - É o que temos!

__________________________________________________________________________

A - Desculpa dizer-te isto... mas Portugal, na Europa, é visto como o fim do mundo... voces e a Grécia, sao o fim do mundo!
E - Pois quer dizer... estamos na ponta sim!
A - Nao é só isso! É que estao mesmo muito longe! Como é que se vai para Portugal? Apanha-se um aviao mas depois esta-se aí e nao se pode ir para mais lado nenhum. Além disso... ninguém conhece Portugal... quer dizer... na Alemanha eu posso comprar queijos, vinhos e outras coisas Francesas ou Italianas, de Portugal... bem... talvez um Mateus Rosé e um vinho do Porto... mas acho que nada mais! Voces nao estao ligados à Europa, nao fazem parte do tecido Europeu.
(Neste momento eu já estou a pensar que ou sou um perfeito anormal ou um génio... porque penso na clara evidência do que me diz, mas parece que em Portugal sou eu e mais dois ou tres e como já disse aqui uma vez "se a maioria diz que estou errado, o mais normal, ainda que nao seja regra, é que esteja".)
- No Aeroporto de Frankfurt por exemplo... seria difícil coordenar tantos destinos, é um aeroporto central europeu e tem avioes a vir e a ir para todas as partes, além disso nao faz sentido ter 1000 voos a partir para tanto sítio... o que os senhores Alemaes fizeram, espertos, foi, por exemplo, todos os voos para cidades secundárias em Espanha, como Bilbao ou Sevilha, ou Faro em Portugal, praticamente todos estes voos fazem escala em Maiorca! Vao todos para lá, depois daí distribui-se a gente! Mais vale levar avioes cheios até maiorca e depois fazer viagens menores com meios avioes que fazer tantas viagens com avioes vazios. E nao percebo como Portugal nao faz o mesmo para a América. Na Irlanda eles vao tentando... mas estao um bocado já para cima... voces estao no sítio perfeito... nao sei como nao há ninguém esperto em Portugal para o fazer.
(Neste momento sinto uma sensaçao dejá vu... lembro de uma pessoa na televisao e em debates televisivos dizer mais ou menos o mesmo...)
- Voces estao muito longe... a sério... nao deve ser fácil fazer a vossa economia crescer. Mas têm de se ligar à Europa.
Na verdade o problema de Portugal sabes... é mesmo pertencer à Europa... porque agora... se Portugal tivesse o escudo e estivesse fora... pois o problema nao era grande... o escudo descia, nao tinha valor e toda a gente ia aí passar férias... pronto! Mas estao na Europa têm de estar ao nível dos grandes, perto pelo menos, e nao é por serem um país pequeno: Dinamarca, Luxemburgo, Holanda e Bélgica também o sao; mas estes fazem parte da Europa... bem... para eles é mais fácil... para voces nao... mas têm do tentar a todo o custo. Isso digo-te já é o mais importante para poderem recuperar... têm de entrar na Europa.

A opiniao pode ser contestada e debatida.
No entanto, a uma pessoa que já viveu na Alemanha, em Espanha, 6 meses em Portugal como hippie nao era eu ainda nascido, Marrocos, que já visitou meio mundo (além de ser uma excelente cozinheira), e que tem uma cultura que se pode ficar a ouvir falar sem interrupçoes por horas... bem... há que pelo menos considerar a sua opiniao. Quanto mais nao seja pela franqueza... senti o meu orgulho nacional ferido alguns momentos... mas eu concordo... e por muito que me custe a mim (isto é puramente opiniao pessoal), tenho de aceitar.

Vou procurar escrever menos temas políticos aqui... eu tenho opinioes, mas mesmo nas minhas vejo algumas falhas, pontos que nao estao perfeitamente apurados, ou que representam uma verdade crítica. Por isso acho que me deixarei de isto aqui... num diálogo pode ser... é mais fácil. Assim é demasiado determinante.

Sem comentários:

Enviar um comentário