22 de fevereiro de 2011

Perspectivas

Finlândia, Helsínquia, no estagio:

P - O serviço militar em Portugal é profissional?
I - Sim, só vai quem quer. Aqui nao?
P - Nao, aqui ou vais para a tropa, ou fazes voluntariado, ou serviço social, ou... bem, ou vais preso, mas isso nao acontece claro!
I - Hum... interessante, pensava que aqui nao era obrigatório ir à tropa. (país tao desenvolvido e tem a tropa como serviço obrigatório, pensei)
P - (momento de silêncio pensativo) Pois, mas voces têm como vizinho apenas Espanha.
I - E entao? Por ser só um?
P - Nao, nao me percebeste... é que nós temos a Rússia aqui ao lado!
I - (momento de silêncio para processar) Mas isso é um problema?
P - Nunca se sabe... eles têm umas minorias lá que nunca se sabe!

_____________________________________________________________________

Espanha, Tres Cantos, conversando com uma Alema e um Iraniano:

C - A Alemanha e a França nao entraram nesta guerra contra o Saddam Hussein e fizeram bem... nao havia provas nenhumas de que eles tinha realmente as armas e na verdade ninguém as encontrou.
A - Bem mas... o Saddam é um ditador e tinha de ser afastado para as pessoas terem liberdade, além disso era um vizinho terrível, as pessoas confundem-nos com ele.
C - Sim mas... se vires as noticias Inglesas, vês como eles têm tido sucesso na conquista e na libertaçao do povo iraquiano, mas se vires um noticiário Alemao podes ver quantos soldados já morreram e quantos civis foram mortos também, era uma guerra deles, do povo iraniano, nao nossa. Por detrás disso estao interesses políticos, nada mais.
A - Pode ser... mas o povo pode viver em liberdade e antes vivia com medo.

Nao sei bem que dizer, mas acho que é uma vergonha e uma hipocrisia monumental (e se me perguntarem que palavra eu menos gosto é: Hipocrisia) que o mundo tenha aceite ao facilmente uma guerra como a do Iraque e esteja a assistir ao que se passa no Barhein e nao faça nada, principalmente os USA e a Europa.

_____________________________________________________________________

Espanha, Otto Bock, conversando com a Sra da limpeza, Filipina:

N - Sabias que foi Fernao de Magalhaes que descobriu as Filipinas?
I - Ignorância a minha... nao, por acaso nao sabia, que interessante!
N - E sabias, que eu aprendi que ele era Espanhol?
I - A sério???? Mas ele foi um dos maiores Descobridores Portugueses!!!
N - É verdade, eu só soube que era Português quando vim para Espanha e vi nos livros de História aqui. Ainda hoje, nas escola, as crianças aprendem que ele é Espanhol!
I - (desconcertado)...

_____________________________________________________________________

Finlândia, saindo da Suomenlinna, falando com um Brasileiro:

I - (rindo-se) Pois... realmente o problema do Brasil é ter sido descoberto pelos Portugueses, se tivesse sido descoberto pelos Ingleses ou assim, hoje era A potência mundial!
B - Nao, nada disso, a colonializaçao Portuguesa foi o melhor que nos pôde acontecer. Os Portugueses nao  tinham grandes problemas de raças inferiores e isso, e permitiram partilha de cultura com os indígenas, temos uma boa cultura ancestral por isso. Ao contrário, os Espanhois mataram e destruiram tudo o que encontraram.

_____________________________________________________________________

Algures na Finlândia, falando com um Belga:

...
I - Pois, porque nos Descobrimentos os Português descobriram meio mundo nao é!?
B - Bem... isso nao é bem verdade, porque todo o mundo que vocês supostamente descobriram ja estava descoberto por outros, ja haviam lá pessoas!
I - Ok... até pode ser, mas é como o nosso poeta Luis de Camoes disse, demos novos mundos ao mundo, ou seja, fomos lá, conhecemos e colocamos estes sítios no mapa, para que todos soubessem.
B - Sim... e depois disso exploraram esses sitios com mao de obra escrava e mataram civilizaçoes para o vosso desenvolvimento.
I - Amm... humm.... pois como os Espanhois, os Ingleses e outros.
B - Isso nao vos desculpa!

Tenho mesmo muita pena que os Portugueses tenham perdido (porque perderam) este espirito de aventura, de demanda, de arregaçar as mangas e Descobrir, mais, Fazer o mundo. Perdemo-lo e essa é a verdade (procurarei explicar-me melhor num futuro post sobre o que eu entendo que é ser Português), mas nao quer dizer que nao o possamos voltar a ganhar... com a História do nosso lado será aliás mais fácil.
Avançando um passo no entendimento que deviamos ter (era importante cimentar bem o 1o paragrafo antes de desmotivar com o este 2o), acho que é importante que percebamos os erros, as atrocidades que fizemos no passado, para que nao se repitam.
E é muito fácil repetirem-se!
Alguns pensarao que já nao há escravatura como havia... mas bem, eu acho que há coisas piores e mais disseminadas.
Os EUA e a China sao as potências mundiais e poluem juntos a maior fatia da poluiçao mundial. Se isto tambem nao nos desculpa o passado seguramente é pior que o que fizemos, uma vez que nao se pode comparar alguns (claro que importantissimos) milhares de pessoas com toda a populaçao mundial que está sujeita aos efeitos da sua despreocupaçao. E a verdade é que nao vejo muita gente a preocupar-se seriamente com isso, ou pelo menos gente que possa mudar algo.
Gostava que Portugal voltasse a dar novos mundos ao mundo, mas agora na Ciência, na Arte, na Literatura, na Aceitaçao do Outro... eu sei lá!

Acho importante sairmos da nossa bolha e conhecer a de outros para que mais tarde voltemos à nossa e a possamos fazer crescer.

É a minha perspectiva, sobre as perspectivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário