24 de fevereiro de 2011

Humildade VS Consciência

Eu vou repetindo que vou escrever um post sobre o que penso que é ser Português mas entretanto vou escrevendo aos poucos tudo o hei-de la escrever!
________


Eu acho que a Humildade é sobrevalorizada! É sobrevalorizada em muitos países e especialmente em Portugal, onde a integramos no Bem Educado e na Boa Pessoa.


Eu podia tentar descrever o que penso que é ser humilde, mas vou deixar o dicionário fazê-lo por mim:


humildade
1.qualidade do que é humilde, simplicidade, modéstia
2.sentimento proveniente do conhecimento dos próprios erros ou defeitos
3.submissão, respeito
4.inferioridade



Acho que poucas Palavras estao tao bem definidas no dicionário Português como esta.
A primeira palavra que descreve Humildade é "qualidade", portanto já sabemos que humildade é algo que devemos ter, é bom, é uma qualidade.
A qualidade da modéstia eu resumiria (sabendo que um resumo é sempre um resumo), é o: "oh... nao fiz nada de mais!", "eu nao sei nada", "os outros - mais velhos, com mais experiência, mais altos, mais morenos, que falam mais alto, que dizem que é assim porque eles sabem, os mais novos que percebem mais disto, os que saiem mais - sabem mais que eu"


Vejo muito curioso que as palavras "submissao" e "respeito" estao na mesma linha! Interessante nao? - e também já disse aqui uma vez que estas coisas sao escritas (feitas), por pessoas que, acredito, percebem um bocado mais disto que eu (estarei a ser humilde?) - É que confundimos isso também... o respeito refere-se à deferência, ao acatamento, à homenagem ou ao culto de alguém para outro alguém e podem claro ocorrer em maior ou menor escala.

Com isto parece-me fácil entender a Inferioridade que aparece no fim!

Mas pergunto: nao é o conhecimento dos próprios erros ou defeitos uma qualidade?
É uma grande qualidade, a meu ver, e claro que há pessoas que nao sao a terao. Mas eu acho que esta qualidade é só metade da moeda, e uma meia moeda nao tem grande valor!

Aquilo que eu considero importante é ter, isso sim, Consciência Crítica, o verdadeiramente importante é saber dizer: "este trabalho que eu fiz está uma merda!" ou chegar e dizer "Eu fiz isto e penso que está muito bem feito!". Isto, a meu ver, é que devia ser valorizado. Ja ouvi chamar a esta coisa "Quociente Emocional", ou QE, ainda é um quociente, nao chegou a qualidade, como a humildade!

Devemos ser capazes de idenficar os nosso defeitos, com a intençao de os corrigir e de modo igual (nem a mais ou a menos) identicar as nossas virtudes para a potenciar!
Respeito, para mim, respeito é ter um amigo que me diz "És melhor que isso!" é ter um grilo no ombro que faz doer a cabeça de tanto martelar. Respeito é saber que o outro espera de mim apenas o melhor, saber que conquistei esse nível de confiança. Sentir o Respeito do outro é sentir o dever da Responsabilidade para com ele.

Acredito que devemos ter a melhor consciência de nós que conseguirmos alcançar e isso passa pela análise crítica e atenta dos nossos comportamentos, actos, pensamentos, crenças, opinioes, etc. E com esta análise, repito, identificar o que de melhor e pior há em cada um de nós! E nao é fácil!
Nao é facil porque a análise sistemática, per si, é já bastante difícil e depois porque nós nao somos a preto e branco e definir o melhor e o pior para potenciar e corrigir também nao é fácil!

Pessoalmente, e é pessoalmente, baseio-me em 3 factores:

- Cumprir o meu projecto pessoal de vida.
- Pôr felicidade no mundo dos outros.
- Manter iguais as possibilidades.

Nao têm ordem, podem pensar-se ao contrário ou como se quiser.
Neste caso os 2 primeiros trazem-me felicidade pessoal (desenvolverei este tema noutro post que se chamará  Marx vs Smith e será onde se justificará também o nome do blog!), realizaçao e sentido de missao cumprida. O 3o refere-se à justiça, à igualdade e pode ser como que uma base (continuando a ter a mesma importância que os outros) que me mantém recto neste caminho, só sinto a tal realizaçao se verificar que mantive este 3o ponto.

Acredito, para terminar, que o inicio deste post descreve uma questao mais ou menos universal e sobre a qual muitos de nós devia refletir. O fim descreve mais o meu sentimento pessoal em relaçao a esta questao e ha-de variar de pessoa para pessoa. É o que penso!

Sem comentários:

Enviar um comentário