26 de junho de 2011

Perspectivas 3

Eu na conversa com uma Médica:

M - Hoje tive uma paciente com X... pedi uns exames e o prognóstico nao é nada favoravel. Estamos a tentar negociar com ela o tratamento, mas nao está nada fácil... ainda por cima é reincidente...


Eu na conversa com uma Enfermeira:

E - Somos nós que acompanhamos mais os doentes. Nao sao os médicos! Nós é que estamos lá, que os ouvimos, que estamos mais tempo deles. O médico só vai lá, lê a ficha, está lá 2 minutos com e vai-se embora. O nosso trabalho nao é reconhecido como devia!!!


Eu na conversa com uma Auxiliar de Acçao Médica:

AAM - Os Enfermeiros??? Pfff! Eles querem é pôr os doentes a dormir com comprimidos para nao os chatearem muito. Somos nós que estamos com eles, que lhes damos de comer, que os ouvimos, que os limpamos. Os enfermeiros estao lá na sala deles e fazem tudo para nao sair de lá!!!

________________________________________

Eu na conversa com um "Chefe":

C - Estamos com muito trabalho, temos de ser mais eficientes, nao podemos demorar tanto tempo a terminar cada trabalho, é importante diminuir o tempo de entrega e facturar o trabalho, senao as nossas contas nao suportam todos os recursos humanos. Temos niveis de sustentabilidade que temos de assegurar!


Eu na conversa com um "Empregado":

E - Os da direcçao nao percebem nada disto! Querem sempre que trabalhemos mais, deviam era vir eles fazer isto, para verem o que é bom!


_________________________________________


Lembram-se da alegoria que escrevi aqui do de Bono sobre a casa de campo onde cada pessoa via o seu lado e tentava convencer os outros de que o que via era o correcto?
Uma questao engraçada nesta alegoria é que todas as partes estao certas... todas estao a descrever correctamente a casa, ou seja, realmente até estao certas em defender o seu ponto de vista!
A questao prende-se com o plano maior, se entendessemos o plano completo, o ponto de vista de todas as outras vistas, teriamos uma percepçao muito mais interessante daquilo que é a casa, ou o paciente, ou a organizaçao.

Penso - percepçao pessoal - que tendemos a instigar contra os nossos superiores, com razao ou nao. Eles nunca sao bons o suficiente, nunca fazem o que devem fazer e nunca percebem como as coisas realmente funcionam.
Tendo estas pessoas normalmente mais informaçao sobre todo o sistema (caracteristica inerente, mas nao constante, destas posiçoes), acho que esta percepçao é, normalmente, errada.

Existem boas e más pessoas, bons e maus "chefes" em todo o lado, é desnecessário constata-lo.

Mas em caso de dúvida, eu confio no "chefe".

Ou confio pelo menos naquele que tem uma percepçao maior do problema, ainda que nao tenha da soluçao.

E para terminar este post vou fazer um copy paste do final do Perspectivas 1:

"Acho importante sairmos da nossa bolha e conhecer a de outros para que mais tarde voltemos à nossa e a possamos fazer crescer."

Sem comentários:

Enviar um comentário