7 de junho de 2011

Bilbao

Como sabem há uns tempos tive de passar dois dias em Bilbao para ver alguns pacientes.

Fiquei muito surpreendido! Nao esperava que Bilbao fosse uma cidade tao bonita.

Com um ponto de vista imaginativo quase me fez lembrar Lisboa!

O rio que, neste caso, atravessa a cidade, divide-a em classes antigas, a classe operária e a alta sociedade. Hoje esta divisao nao se nota nas classes mas ainda é visível pelo tipo de contruçoes que existem de cada lado.

O tour pode começar precisamente pela travessia deste rio.
A Ponte Viscaya, com este nome pelo rio que atravessa mas também chamada Ponte de Palacio pelo arquitecto que a desenhou, é uma ponte suspensa que há cerca de 5 anos atrás foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO.
Nao tive oportunidade de a atravessar mas a verdade é que nunca tinha visto nada assim semelhante. É interessante e representa um importante marco na revoluçao industrial, daí também a atribuiçao da distinçao. Talvez para a próxima, se o tempo e a necessidade o quiserem.



Continuando pelo rio, depois de muito andar passamos por outra ponte interessante, enviesada, para peoes e que nos deixa uma cerca curiosidade do propósito de estar ali assim, mais à frente estao as outras duas estrelas da cidade: o Guggenheim e o Puppy.
Acerquei-me do Guggenheim junto ao rio e fiquei sem saber para onde ir! É tao retorcido, confuso e irrequieto até que nos deixa desorientados. Depois de hesitar decidi subir umas escadas enormes para ir para um plano mais alto e afastado do rio e entao aí estava, "no andar de cima", a entrada principal o museu. Também nao tive tempo para entrar, ou melhor, até tinha algum, mas fiquei antes a apreciar o Sol e a admirar a cadência dos jactos de água da fonte junto ao rio, nao havia música (pelo menos eu nao a ouvia àquela distância) mas os jactos de agua sincronizavam-se de acordo com um qualquer ritmo que eles entendiam.



E mesmo em frente da entrada está o Puppy!
Nao fazia ideia da existência de tal obra de arte em Bilbao ou em qualquer outra parte.
Puppy é um cao gigante coberto de flores! Era suposto ter sido colocado alí como um exposiçao temporária mas os Bilbainos fizeram uma pressao enorme para que o Puppy ficasse na cidade e entao, depois viajar pelo mundo em várias exposiçoes, encontrou a sua casa definitiva em Bilbao.
A flores sao regadas internamente e mudadas a cada 3 meses, em cada estaçao.



Supreenderam-me também as fontes em Bilbao! Pode parecer um pormenor sem importância mas lembro-me de ficar surpreendido com a luz com que brilhavam as fontes... eram verdadeiramente brancas! E com o dia de Sol que fazia, apesar de modestas muitas delas, tinham um brilho impressionante.



E para terminar achei muita graça também aO Sereio no pontao de uma das praias...
Quando a maré enche, só se vê o tronco masculino do homem e imagina-se como será o resto da imagem... quando baixa vê-se que é um sereio!






Bem, eu recomendo verdadeiramente uma visita a Bilbao, achei uma cidade muito bonita, calma, luminosa (é verdade que tive sorte no dia... porque o País Basco nao é conhecido pelo seu bom tempo nao), amplia, moderna e cultural. E como se tudo nao bastasse, come-se mesmo muito bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário