27 de junho de 2011

A Esfregona

Um nome bonito como este - Esfregona - para um utensílio de limpar, tinha de ser dado por um homem... ...Enrique Falcón.
Apesar de ter sido ele quem definiu o nome que utilizamos actualmente nao foi quem as inventou, senao antes o seu compatriota: Manuel Jalón.

Isto acontece muitas vezes... alguém inventa e baptiza algo... e vem outro depois, com mais propósito ou em melhor circunstancia e... vence o marketing.

Mas isto é pouco importante para agora... escrevo sobre a esfregona porque fiquei muito surpreendido quando me foi feito saber que este utensílio para lavar o chao é algo de "exótico", e caro também em muitos países do mundo!

Porquê?

Porque parece, como podem já adivinhar pelo nome do seu patenteador, que é uma invençao Espanhola. E noutros países da Europa - para nao ir mais longe - onde sempre se usou um pano molhado enrolado à vassoura para limpar o chao, estes itens (vamos chamar-lhe assim porque afinal a Esfregona até tem o seu prestígio) sao tidos como algo próximo do luxo, um apresto incomum.

Já se vendem por todas as partes, como eu próprio o constatei. Mas a verdade é que aquela esfregona simples e barata que vemos em Portugal nao ocupa muito as estantes de supermercados estrangeiros, ve-se antes esfregonas mais aprimoradas, coloridas e com as tiras super absorventes. Como se realmente só pudesse ser algo premium!

Nao acredito que nao estejam massificadas, nao sei, parecem-me tao banais e habituais... mas parece que o mercado internacional das esfregonas está para quem acha que pode comprar esses luxos, quase como quem nao tem preocupaçoes em comprar o iogurte cremoso de frutas, ao par de que outros compram os naturais, ou apenas aromatizados de marca branca, estes devem continuar a usar o pano enrolado na vassoura...

Esta percepçao foi-me transmitida há pouco tempo e ainda a estou a comprovar, mas parece que sim... que somos um dos países que consome estes produtos de luxo!!!

Por isso já sabem... da próxima vez que pegarem numa esfregona pensem que estao a limpar, é verdade, mas ao menos estao a limpar com classe!

Sem comentários:

Enviar um comentário