2 de junho de 2011

Kuka nukkuu?

Explicaçao da professora de Finlandes sobre o sistema de ensino na Finlândia:

"Aqui na Finlândia o ensino é gratuito, sim! No secundário é tudo gratuito, o ensino, os livros e uma refeiçao. A história da refeiçao por acaso é engraçada: antigamente quando ainda se vivia sobretudo daquilo que se plantava e pastava, a Igreja, para incentivar a literacia das crianças, convencia os pais a deixa-las ir à escola prometendo que pelo menos a uma refeiçao quente teriam direito.
Eu sei que em alguns países da Europa o Estado ajuda as crianças pobres. as crianças pobres!
Mas isso é uma descriminaçao! Entao e as ricas? Porque nao sao ajudadas também? Se o Estado ajuda umas tem de ajudar as outras. Nunca ninguém me perguntou quando ganhavam os meus pais antes de me dar qualquer ajuda - disse-lo como quem diz "era o que mais faltava". Porque quer dizer... uma pessoa pode ter dinheiro porque trabalha muito, e outra pessoa pode ser pobre porque nao quer trabalhar. Isto pode acontecer, nao é nem anormal, por isso nao concordo nada que se ajudem uns e nao outros.
Depois a faculdade, bem, já devem ter entendido: o ensino continua gratuito, mas os livros e a alimentaçao já nao sao. Para o meu mestrado por exemplo, eu nao tive de pagar nada... e como Finlandesa, se quisesse fazer um doutoramento aqui também nao teria de pagar. Os alunos recebem o subsidio por estarem a estudar - posso dizer os futuros Ortoprotésicos Finlandeses recebem, porque estao na faculdade a estudar, qualquer coisa como 400€ por mês."

Já num comentário que deixei aqui noutro post comentei aquilo que acho que passa em algumas vezes em Portugal sobre a descriminaçao dos ricos. Acho que socialmente em Portugal ser pobre é uma virtude. Nao sei se terá alguma influência religiosa, mas acho que é verdade, até porque ser rico é... ser rico...


Independentemente do que acabo de dizer ser verdade ou nao. Aquilo que professora de Finlandes disse a mim parece-me uma verdade inegável... há pessoas (va-se lá saber porquê) que têm dinheiro porque trabalham, porque lhes sai do corpo, outras,nao têm dinheiro, porque o gastam mal gasto ou porque simplesmente nao se esforçam para isso. Atençao que ao contrário acontece também.

Mas nao é estranho dar mais a quem dá menos? Parece a história do pai que nao dá o chupa ao menino até que ele começa a chorar, e depois aí já dá!

Fomentamos maus hábitos!

Eu ponho-me a pensar... bem... desde o fim do meu primeiro ano de faculdade que deixei de ter muitos problemas económicos em casa. O meu pai foi trabalhar para o Dubai e como em tudo naquele país os ordenados também sao maiores... mas... quer dizer... ele foi para lá longe da família e eu via-o de 3 em 3 ou mais de 4 em 4 meses. Dinheiro até tinha... mas... o sacrifício para me ter a estudar a mim e ao meu irmao foi grande também. Imagino que num Estado que concede os mesmos direitos a todos isto nao teria sido necessário.

Nao temos certamente neste momento uma economia que nos permita tal igualdade.
O problema é que nao temos também cultura social que o permita...
Está claro que há que ajudar quem precisa de ajuda primeiro, eu concordo! Mas é como diz o provérbio Chinês: "nao dês o peixe, ensina a pescar." (provérbios 11?), e vamos dando peixes indiscriminadamente, sem uma verdadeira avaliaçao de quem precisa e quem nao precisa de ajuda, penso eu. Mais, criticamos quem tenta ensinar, porque nao serve para nada.

1 comentário:

  1. Prof - Vamos praticar a entoaçao Finlandesa, repitam comigo: KUKA... NUK... nao se esqueçam que é uma dupla consoante entao alonguem-na e façam como que uma pausa no inicio ou no meio, mais ou menos, ouçam-me; KUKA NUK.KUUU, repitam todos (agora todos em coro menos os portugueses que se estao a partir a rir sem se controlarem), KUKA NU.KKUUU!

    Foi uma aula gira... e isto para perguntar - parece que foi de propósito para este post - "Quem está a dormir?"

    Quando conseguimos ver... o que nos rodeia dá-nos as melhores histórias!

    ResponderEliminar