26 de julho de 2012

Kefir

Hoje é um dia importante na minha vida.
Desde que cheguei a esta casa que sabia que um dia tinha de tomar este passo e hoje foi o dia em que aconteceu.

Partilho a casa com outro ser-vivo!

Tenho um "animal" de estimaçao!!!

Classifica-lo de "animal" nao é bem correcto, mas já la vamos...

Desde que cheguei a esta, a primeira em que vivo sozinho, achei que tinha de anima-la com outra presença que nao apenas eu, um ser que me fizesse companhia!

Um animal tipo cao ou gato é demasiado complexo(!).... para a minha disponibilidade presente, e acho que nao seria eu um bom companheiro!

Pensei numa planta várias vezes, mas as mais bonitas também me parecem muito delicadas e ia morrer de desgosto quando me morressem (que é o que acho que ia acontecer...)

Pois isso fui mais longe, ou mais simples, ainda e tenho agora ao meu cuidado um Kefir!

Neste momento tenho-o ali, escondido no meio do seu substrato leitoso, mas está lá e esta noite já o vou ver quando a nossa relaçao de simbiose tiver começo e eu beber o iogurte que me está a preparar e lhe der a ele mais leite para fermentar.

Tenho uma Bactéria de estimaçao!....................
Mais precisamente é uma bio-matriz de mais de 30 Bactérias e Leveduras diferentes!!!

Mas atençao, que se silenciem os detratores da risada e da paródia porque o Kefir é uma alimento com um uso milenar e com propriedas probioticas reconhecidas e testadas.  Ao pé do Kefir, aquelas coisitas dos bifidus activos sao agua de lavar pratos, ahah.

Diz-se que vem de ha pelo menos 2000 anos atrás (ha quem fale de 4000) das montanhas do Caucaso e há quem diga até que em tempos a unica forma de se viver nos climas agrestes da Sibéria foi beber o soro de Kefir (que é como um iogurte liquido, cremoso e acido), que era a unica forma de obter vitaminas (do complexo B principalmente), sais minerais, acido folico e aminoacidos essenciais à vida.

Consegui Kefir Natural de uma colega de trabalho, nao o que se compra no supermercado, pelo que tenho Kefir para toda a vida se o cuidar devidamente.

Estou muito contente com o meu novo "animal" de estimaçao (como podem ver!), além de sossegado, nao tenho de lhe limpar nada, ao contrario, uso aquilo que me dá!

Para os curiosos deixo-vos este site, nao parece o mais credivel que li, outros têm um ar mais cientifico, mas tem praticamente tudo o que há para saber, e agora a esperar, nao se pode apressar a natureza!

2 comentários:

  1. No mínimo estranho ... parece algo que não lembra a ninguém adjectivar um conjunto de bactérias como "animal de estimação" !! a mesma frase do Steve Jobs "stay hungry stay foolish" aplica-se, agora mais a parte do foolish... ahahahahah!!! brilhante

    ResponderEliminar
  2. Eu trato-as com muito carinho sim? Só leite do bom, ahahah!
    Carinho, principalmente quando tenho de deitar metade do Kefir fora... aquilo cresce demasiado depressa... se deixasse tinha de começar a fazer uns 5 litros de leite de kefir por dia... bem, vou mantendo a populaçao controlada ;)e como diria "o Outro": "Bicho que como eu, nao me come ele a mim" ;) (se bem que neste caso, lá por dentro e tal... bem.)

    ResponderEliminar