15 de outubro de 2012

Provébios 26

Estou a ler o Ensaio sobre a Lucidez do Saramago. Nao está a ser um dos livros que mais gosto dele, mas nao deixa por isso de ser uma boa leitura.
Numa das suas divagaçoes, chamadas por uns, descriçoes supérfulas, dirao outros, ou momentos de narrativa soberba, enaldecerao uns quantos, Saramago escreve aquilo que acredito ser um desses provérbios mais antigos que vao caindo em desuso mas que ele sempre lembra, uma e outra vez, em cada livro. Eu pelo menos nunca o tinha ouvido, fica aqui:

(...) a esperança é como o sal, nao alimenta mas dá sabor ao pao.

Nunca fui uma pessoa de grandes esperanças, gosto de ser consequente, mas como bom Português, gosto da comida salgada!
Que nunca nos falte o sal, é uma nota inerente à nossa comida!

6 comentários:

  1. Curioso, sendo Saramago ateu, inclusive crítico da Igreja e do cristianismo, este provérbio faz-me lembrar da leitura "Vós sois o sal da terra" (Mt 5, 13)...

    ResponderEliminar
  2. Sim, visto deste prisma alegórico faz até mais sentido. Porque ser literalmente o sal da terra nao é algo muito bom, já que uma terra salgada é infértil! Nao conheço o contexto, mas imagino que o significado seja mesmo esse, de esperança, de "dar sabor". É isso?

    E leste o Caim?
    É o último livro publicado por Saramago antes de morrer. Apesar de nao se poder rebater o que está citado da bíblia, aquilo está realmente lá descrito, eu acho que ele chegou a exceder-se um bocado em algumas partes... nao se mostra só ateu, mostra-se de um desprezo enorme pela igreja, e excede-se. Mas pronto, ele sempre foi polémico.

    ResponderEliminar
  3. Claro que não é literal. Uma das interpretações é essa, a de dar sabor. Aliás, a leitura continua e diz o que acontece se o sal perder o sabor: "(...) Ora, se o sal se tornar insosso, com que o salgaremos? Para nada mais serve, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens".

    Ainda não tive oportunidade de ler "Caim", mas algumas críticas que li vão no sentido do que dizes. Está na lista (longa) dos que quero ler.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sim eu percebo, a lista nunca acaba :) e está sempre a aumentar....

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Para mim ter esperança é sonhar (olhos abertos ou fechados), e quem sonha e tem esperança vive melhor a vida, na minha opinião.

    disse Dale Carnegie "Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso." e é bem verdade.

    E já dizia, e muito bem, Séneca "Temor Combate-se com a EsperançaNão haverá razão para viver, nem termo para as nossas misérias, se fôr mister temer tudo quanto seja temível. Neste ponto, põe em acção a tua prudência; mercê da animosidade de espírito, repele inclusive o temor que te acomete de cara descoberta. Pelo menos, combate uma fraqueza com outra: tempera o receio com a esperança. Por certo que possa ser qualquer um dos riscos que tememos, é ainda mais certo que os nossos temores se apaziguam, quando as nossas esperanças nos enganam.
    Estabelece equilíbrio, pois, entre a esperança e o temor; sempre que houver completa incerteza, inclina a balança em teu favor: crê no que te agrada. Mesmo que o temor reuna maior número de sufrágios, inclina-a sempre para o lado da esperança; deixa de afligir o coração, e figura-te, sem cessar, que a maior parte dos mortais, sem ser afectada, sem se ver seriamente ameaçada por mal algum, vive em permanente e confusa agitação." NO MINIMO INCLINA A BALANÇA A TEU FAVOR, eu como sou gulsoso opto por dizer adoça a minha vida sem dúvida. Sempre consequente.

    ResponderEliminar
  6. Depois de ter lido o teu comentário fui ao dicionário ver o que dizia sobre a "esperança"! e vi que a define como "confiança em conseguir o que se deseja". Parece-me que a minha percepçao do que é a esperança estava errada. Achava que era um sentimento relativo a uma crença mais vaga em que algo pode acontecer. Acho que tenho de reformular o que escrevi (ou como penso). Sim, acho que é importante esse desejo, essa busca e conquista, essa esperança! Gostei das citaçoes, sobre este ponto de visto faze-me sentido!

    ResponderEliminar