23 de setembro de 2012

Medio Oriente!?

O serao tinha sido passado a tomar chá! Numa mesa redonda olhávamos para a Plaza Castilla e bebericávamos dos pequenos copos comprados em Córboda que ofereci ao anfitreao por ocasiao do seu regresso a Espanha. O chá era do Mercadona, mas pela companhia ou provavelmente pelo doces típicos vindos do Irao, sabia como um verdadeiro chá da Pérsia.

Decorrido o serao animado com vídeos, musica e debates filosóficos e políticos decidimos dar um passeio até às Puertas del Sol, sabíamos que o caminho era recto, só nao tínhamos certezas da linha a seguir.
Ao perguntar aos prestáveis transeuntes espanhóis todos nos diziam que era demasiado para andar! que devíamos apanhar o metro, mas insistíamos em que queríamos andar e entre advertências lá nos explicavam o caminho: "sempre em frente nesta direcçao". O Google Maps diz-me agora que caminhamos exactamente 8.0km, foi um bom passeio que acho que repetiremos!

O objectivo era beber uma caña no destino e assim o fizemos. Naturalmente, a conversa continuou e continuou mais ou menos assim:

A- Igor, aqui na Europa as pessoas confundem muitas das coisas que se passam no Médio Oriente! O caso dos camelos que falamos há pouco! Ouve-se falar em camelos no Egipto e de repente todos os países do Médio Oriente têm camelos, isso é uma coisa do deserto!

I - Sim, é verdade, nós confundimos um bocado essa zona do globo... árabes e muçulmanos, Afeganistao e Paquistao, a antiga Uniao Soviética, para nós é tudo o mesmo.

A - O que é para ti o Médio Oriente afinal?

Fiquei um bocado embasbacado com aquela pergunta! "O que é para mim o Médio Oriente?" - pensei! A primeira resposta que pensei foi, "é tudo o que na Euroasia nao é Europa, Russia, China, Koreia e Japao" e ri-me mentalmente, mas dizer o que "nao é", nao é bem o mesmo que dizer "o que é!" e pensei melhor:

I - Bem... hum... o Médio Oriente é aquela zona entre a Europa e a China...

A - A zona dos árabes? - Interrompeu-me o A.

I - Hum... sim, acho que se pode dizer que sim!

A - Igor, no Médio Oriente tu tens árabes, turcos, persas, judeus... tens uma diversidade cultural e genética muito muito grande!

I - Hindus também! Sim, é verdade! Sao mais diversos em cultura e mesmo geneticamente que os Europeus.

A - Nao falemos sequer na Índia! Apesar dos Hindus serem a maioria a Índia é conhecida no meu país como o país das 72 naçoes! Sabes que se fores para o norte da Índia as pessoas sao brancas, assim como tu, já no sul têm uma pele muito mais escura, é um país com MUITA gente, e muito diverso. E o Paquistao? O que achas do Paquistao?

I - Sao muçulmanos nao sao?, imagino que sejam árabes.

A - Sao paquis! Sao muçulmanos na maioria sim, mas têm uma genética e uma língua muito diferente do árabe.

I - Realmente... nao sabia.

E fico a reflectir em como na Europa também somos maioritariamente cristaos. Mas dentro dos cristaos temos católicos, protestantes, manas, testemunhas de jeová.... e no entanto a nossa genética nao é sequer muito distante! Talvez os latinos sejam diferentes dos norte europeus, mas nao vejo grandes diferenças além desta! Por outro lado, os muçulmanos também se dividem, xiitas e sunitas como as duas ramificaçoes principais que depois se subdividem noutras separadas. Falar da Índia realmente ultrapassa o meu conhecimento... tem demasiado que nao conheço em cultura e religiao. E além de tudo isto, as diferenças genéticas sao mais marcadas que na Europa, um turco nao é um persa, e um judeu nao é um árabe e isto pode, muitas vezes, notar-se pelo olhar apenas!

Ter amigos destes países abre-me uma perspectiva do mundo que nunca tive! É realmente o conhecer de um novo lado prisma. E fico estupefacto com a minha ignorância!

Sem comentários:

Enviar um comentário