31 de outubro de 2012

PIGS

No outro dia encontrei-me com um amigo Coreano que veio visitar Madrid.
Punha-mos a conversa em dia no Museo del Jamón - esclareço já qualquer equivocaçao com os nomes: o Museo del Jamón tem muito de cultural sim, pelo espírito Espanhol que vive dentro, pelas cañas, pelas tapas e pelos presuntos pendurados a forrar as paredes, mas nao por qualquer outra obra edificadora ou considerada artística sobre este fumado. Bebiamos umas cañas e conversavamos de trivialidades até que ele me perguntou se a crise se fazia sentir em Espanha. Exposto o evidente ele conclui:

- Pois, é que voces pertencem à economia dos PIGS.

- Como? - perguntei achando que tinha percebido mal.

- PIGS! - e como se fosse a coisa mais evidente do mundo desenrola a sigla - Portugal, Italy, Greece and Spain. A Irlanda é agora normalmente englobada tambem, PIIGS.

Eu nao queria acreditar, fiquei de boca aberta e ele perguntou (e perguntou para confirmar várias vezes depois):

- Nunca tinhas ouvido? A serio? É como vos chamam nas noticias, como agrupam os países da crise.

- Mas que noticias??????

- As internacionais, Inglesas acho eu.

Fiquei estupefacto!
Ja confirmei e parece que sim, que é uma sigla vulgarmente utilizada em jornais e telejornais...
Nao sei, mas sinto-me estranha e exacerbadamente ofendido.

2 comentários:

  1. Pois ficaste como eu quando a ouvi pela primeira vez, quanto fui ler o acrónimo PIGS ou PIIGS (mais recentemete) fui ler o porquê e ao que parece o porco, animal, é associado a maus desempenhos económicos. Assim como por exemplo se descreve a flutuação bolsista "bull market and bear market" Touro/Urso. Enfim, ainda me parece algo feito, cozinhado, para descrever de forma depreciativa os países que não se conseguem governar sozinhos... O mais giro, ou talvez não, é que o acrónimo qualquer dia não chega; Chipre já pediu resgate financeiro, Eslovénia a caminho ,e não fica por aqui ....

    ResponderEliminar
  2. Sim, mas acho que imaginaçao ao tablóides ingleses nao ha-se faltar, arranjarao outra sigla!

    Li no outro dia um artigo que me deixou bastante deprimido (a serio que sim) http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO064488.html, nao sei, nao sei onde isto vai parar...

    ResponderEliminar