8 de maio de 2012

Ter a mania que se é esperto

Almoçavamos numa mesa redonda. Eu tinha do meu lado esquerdo o Alemao, do direito o Espanhol, ao lado do Alemao estava o Catalao e ao lado dele as duas Médicas, ao lado o meu Chefe e ao lado dele o Argentino, ao lado do Argentino estava o Espanhol.

Falava-se de temas triviais, futebol, politica e a Europa.
Muita coisa sobre a Europa... e estavamos na parte da alimentaçao, ou o controlo alimentar melhor dito.
Falava-se de um queijo frances, típico de uma zona dessa terra e conhecido mundialmente pelo processo de fabrico e, consequentemente, pela iguaria, requinte e paladar que tem. Parece que nao contentes com os fungos naturais neste processo, uma camada de uns fungos especiais é adicionada ao processo de fermentaçao dando uma capa caracteristica exterior ao queijo. Mas, este post nao é sobre o queijo pelo que sobre ele nao investiguei muito, além de que a conversa também derivou rapidamente na que se segue:

Sobre este queijo queixava-se o Alemao, que apesar de calvo é jovem, que isto de ser chefe tem os seus aspectos negativos, como o stress, que era inadmissivel que só porque alguém com um diploma qualquer assim decidiu, a UE proibiu a sua produçao por nao respeitar regras de higiene e segurança alimentar.
"Ora se as pessoas sempre comeram do raio do queijo, porque é que agora se lembram do proibir?" Argumentava.

Nisto entra o Catalao, que apesar de ter cabelo tem uma idade bastante avançada e reforça:
"Olha, é como o leite! No outro dia disseram-me que eu nao devia beber leite, que me fazia mal.."

E nisto IA entrar eu, e ia dizer algo como:
"Pois mas realmente tem sentido, já viu que somos a unica especie animal que bebe leite depois de ter a dentiçao completa? Em adulto digo... Ou que somos o unico mamifero que bebe leite de outras especies... Já pensou o que era uma Girafa a beber leite de um Golfinho? Entao porque bebemos nós leite até tao tarde e além disso de Vaca? Pelo calcio nao será porque os legumes e outros alimentos têm calcio que sobra, além de que o nosso corpo absorve e excreta o calcio que precisa ou nao precisa e demasiado calcio pode fazer tanto mal como demasiado sal (sodio)!"

Tudo isto ia eu dizer, mas o Catalao nao me deixou porque continuou a falar:
"Entao quer dizer... o meu avô bebeu leite... o meu pai bebeu leite... e viveram os dois até depois dos 90 anos, com a saude que cabe! Entao e eu vou deixar de beber leite agora? Acho que nao!" E eu mative-me calado.

Ora bem... contra factos nao há argumentos! Assim me foi ensinado. E por muito que se pudesse debater sobre isto e o outro a verdade é que a estes senhores o leite parece nao ter afectado nem a longevidade nem a saúde (talvez a outros terá dirao alguns, mas nao estraguemos agora a narrativa com detalhes peculiares), por isso bem que podem vir os "espertos com diploma" como eu, com as nossas teorias e pressupostos "inteligentes e lógicos" que bem podemos calar-nos e ouvir, porque somos capazes de fazer melhor figura, afinal, é importante ser-se pragmático!

Bom, eu gosto bastante de chá, mas  bebo leite com regularidade, se calhar devia beber mais, parece que previne a calvice!

Sem comentários:

Enviar um comentário