16 de maio de 2012

Quando a obra é maior que o autor

Às vezes, quando leio algum livro e ele me toca de alguma maneira especial, de alguma maneira pessoal e intima, ou quando me abala ou reforça as crenças e convicçoes, às vezes eu pergunto-me: Será o autor consciente do que me fez viver?

Diferentes vezes o pensei com admiraçao, com vontade de lhe escrever e agradecer, outras com crítica, ao ler dados que sei errados e que influenciarao outros menos informados e dá-me vontade de escrever e pedir-lhe responsabilidade (e a verdade é que já fiz, várias vezes, ambas coisas).

O livro, a escrita, parece-me tao íntima. O que escrevi atrás valeria para qualquer arte, como a pintura ou a música (ai se os meus professores do Conservatório me ouvissem agora...), mas parece-me a mim, que o acto de pegar num livro e sozinho admirar o seu conteúdo é a forma mais completa que alguém, o autor, tem de transmitir / provocar, um sentimento, uma ideia ou um ideal a outro, o leitor.


Digo-o em verdade que este blog tem objectivos modestos.
Nao se pretende abalar a consciência de ninguém durante mais que o tempo que medeia o título do post e as letras azuis que raramente mostram diferente de "0 comentários"!
Se algum tema pode merecer mais reflexao, porque em alguma medida interessa a quem o leu, seguramente nao será complexo o suficiente para que um café e um pastel de nata num café calmo nao tragam a soluçao.
E nem este blog pretende mudar o destino da naçao...


De qualquer forma, nao posso evitar parar e reflectir uns segundos quando por curiosidade vejo as estatísticas e observo que esta semana houve, por exemplo, quase o triplo e visitas de leitores do Brasil que de Portugal.
Se vejo as de hoje, o melhor, as de "Agora", vejo que além de mim em Espanha, tres pessoas estao do outro lado do Atlântico, unidas pelo mar e pela língua, com esta página aberta, e penso: Que estarao a ler? Em que estarao a pensar?
Fico contente que tenham chegado aqui, fico curioso também!

Sejam bem-vindos... os 3 e todos os outros, Portugueses, Brasileiros e todos os outros que veem cá parar, por engano ou nao - nao tinha pensado nisso quando o criei, mas ter um título para o blog em Inglês faz com que de vez enquando tenha visitas da Holanda, EUA, Canada, etc, nao sendo de todo significativas mostram que noutros países o que acontece by the end of the day nao é muito importante!.

Sejam bem-vindos!

Sem comentários:

Enviar um comentário