3 de dezembro de 2011

Nanotecnologia "hype"

À que dizê-lo... a nanotecnologia sofre uma expeculaçao tao grande que roça o ridiculo!

Quando vejo aqueles "nanorobots" que parecem insectos espaciais nas revistas e blogs dá-me vontade de escrever para os editores... mas é mesmo assim!

É importante ter discernimento!

Até porque... há muitos e tao mais espectaculares resultados reais da aplicaçao da nanotecnologia que inventar estes outros nao é de facto necessário: vidros que se auto-limpam dispensando acçao humana ou detergentes, roupas que mantém a temperatura corporal a uns constantes 25 graus esteja -5º ou 40º no exterior, particulas que limpam quase instantaneamente solo e agua contaminados, nano-filtros, todas as centenas de aplicaçoes que nos permitem ter os computadores que temos hoje, aditivos que tornam os combustiveis mais ecologicos e eficientes, outros que tornam os plasticos mais resistentes permitindo o uso de menos materia prima (petroleo) tornando-os ainda mais leves e também mais limpos, particulas que detectam e eliminam células cancerigenas (particulas de ouro por exemplo, esqueçam os nanorobots), particulas que sao anti-bioticas que servem como camadas protectoras estereis em hospitais ou na mesa da cozinha, substratos que impossibilitam a formaçao de gelo nas estradas... tudo isto é real, comercializado e pode ser adquirido já!
Nao é preciso "vender" ilusoes... até porque normalmente elas viram-se contra nós.
A expressao "Gray goo" é muito conhecida porque quem estuda nanotecnologia e refere-se ao "acontecimento" de quando estas nanomaquinas se vao reproduzir indefinida e eternamente esgotando toda a materia do universo. Isto ocorre porque? Porque a expeculaçao dizia que estas nanomaquinas iam ser administradas nos nossos corpos e iam reparar tudo e quando tivessem um problema reparar-se-iam também, eventualmente estas maquinas tomariam conta do universo... Hype!

O melhor é estar informado e talvez levar a coisa com humor , foi o que fez Dilbert:


Sem comentários:

Enviar um comentário