13 de agosto de 2012

21 Dezembro 2012 - O Fim do Mundo

Peço desculpa por ter estado tanto tempo sem escrever. Tenho estado a aproveitar as pseudo-ferias, pseudo porque nao sao de verdade, férias, porque desde que acabei a pos-graduaçao que me sinto como se tivesse montes de tempo (para nao fazer nada, e é tao bom!). Mas as ferias de verdade estao a chegar, depois de amanha exactamente, praia e pouco mais, e vou ser feliz!

E que tema melhor para regressar que o do fim do mundo?

A internet, o cinema, as revistas e as livrarias estao cheias deste tema! 2012 o fim do mundo segundo calendário Maia!

Mas afinal, o que é que os Maias disseram?

O Calendário Maia é formado por tres rodas dentadas como podem ver na figura.



Bem, parece que no dia 20 de Dezembro estas rodas terminam um ciclo completo, sendo o dia 21 como que uma nova era.

Agora, há quem diga que o mundo vai acabar, outros mais cautelosos dizem apenas que a Humanidade vai viver tempos de mudança.

Aqui no Ocidente, apesar de apenas alguns séculos mais tarde, dois ou tres, alguns religiosos quiseram fazer crer a algumas pessoas que o mundo esteve para acabar quando Cristo ressuscitou. Depois, no ano 1000, também foram registadas mortes, euforias e histerias pelo fim do mundo, ano 2000 igual, e agora 2012! Agora é o calendário Maia, depois será o Babilónio e até, quem sabe, o Antartido!!

Alguns fanáticos dizem que o mundo vai mesmo acabar, outros mais new age dizem só que o mundo vai mudar!, bem, eu acho que vai mudar sim, já vimos que tudo está a acontecer a um ritmo exponencial nao admira que algo mude, assim como mudará no dia seguinte, e no dia depois desse.

Mas se ainda houvessem dúvidas, li na National Geographic - Historia que parece ser que dois arqueólogos norte-americanos - William Saturno e David Stuart - encontraram um habitáculo Maia com vários ciclos planetários e lunares, este ciclos estendem-se mais de 7 mil anos além do nosso ano... parece que ser que a poderosa civilizaçao Maia, que alegadamente definiu o fim do mundo mas nao chegou até ele, afinal, nao aspirou a tanto (prever o Fim!) mas conseguiu descrever todos estes ciclos... isso sim acho impressionante! Mas fazer um filme com astrologos fechados num habitaculo a desenhar ciclos lunares nao é digno de Hollywood, nem vende tantos livros da conspiraçao, é pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário