20 de junho de 2012

Chili, Saladas e Bacalhau com Natas

Hoje nao me apetecia cozinhar, mas ando assim há vários dias e depois de variar entre pizzas e saladas preparadas achei que era hora de fazer algo em casa!
Queria algo rápido e bom, como diz o outro "bom, bonito e barato" e o que me ocorreu foi fazer chili...
Eu nunca tinha feito chili, nem vi nenhuma receita, mas meti dentro da panela carne picada com uma fritada, que é o que os Espanhois chamam um refogado de tomate, cebola, pimentos e uma ou outra coisa que desconheço (a fritada veio da lata claro...) e um monte de especiarias - entre elas duas malaguetas pequenas... uma delas já trinquei por acidente a meio do jantar e fiquei sem paladar para o resto............. a outra aguarda silenciosa na panela...... - e deixei a cozer, quando a carne estava pronta meti os feijoes vermelhos pré-cozidos, dei uma voltas e voilá! - diriam os Franceses, eu praguejei porque me queimei a servir-me.
O arroz branco foi desses que se poem no micro-ondas dois minutos e ficam feitos (acho que posso fazer concorrência à Nigella Lawson no que toca a cozinha rápida!!! ahah)
Estava bom mas, comer chili - quente e picante - no verao nao me parece uma coisa coerente....
Pensei nisto e achei que se algum Mexicano me ouvisse os pensamentos certamente me chamaria um nome e nao seria só ignorante!


Uma das coisas que me surpreendeu na Finlândia foram os almoços no trabalho.
Em várias ortopedias onde estive os profissionais paravam para comer, uma meia hora normalmente, e voltavam ao trabalho. Era como uma pausa apenas, nao contava sequer como "hora de almoço", o intervalo de tempo entre a entrada e a saida de trabalho eram oito horas, nem mais nem menos.
Além de em si me parecer estranho (ainda que trabalhar só oito horas me pareceu muito agradável) comer assim sem socializar muito; falar alto, comentar o puck (que é como quem diz "comentar a bola"... mas para eles futebol nao é uma coisa muito emocionante), a política, contar anedotas (desculpem a redundância agora!), enfim... comer! o que mais de estranhou foi a comida em si. Como em Portugal, as comidas típicas comem-se algumas vezes, nao se levam todos os dias para o trabalho, e também ali se comia comida normal. A questao eram as proporçoes! Era normal ter um prato cheio de salada com um hamburguer ao lado, ou queijo de ovelha, ou salmao fumado, ou salada no pao, ou com ovo, ou salada com salada... Comiam muita salada com diversas verduras e legumes!
Uma vez os confrontei-os com a realmente de que:
- É que... estao menos 10 graus la fora!! Como é que podem estar a comer algo frio? Se nao é quente nao é almoço, isso é, como muito, um lanche, ou um acompanhamento, nao?
Ao que os Finlandeses calmamente de explicaram o que, para eles, é senso comum:
- Mas Igor, metade do prato deve ser salada!
E eu, como em tantas outras ocasioes, abri a boca para ficar calado.


Muitas vezes, aqui em Espanha, me elogiam enormemente Portugal, e a comida Portuguesa é sempre um brazao do nosso país, toda a gente em Espanha fala bem da comida Portuguesa.
Uma vez em Toledo um comerciante dizia-me (depois de ter pago a saia para a namorada, já nao me estava a dar graxa): A comida em Portugal é uma coisa estranha... É boa, é barata e é muita!; e depois ofereceu-me uns brincos que combinavam com a saia, um senhor simpático...
Mas alguns dos nossos pratos também causam estranheza a alguns Espanhóis (bem... alguns poucos, uma colega de trabalho para ser mais preciso, porque todos os outros que ouvi comentar adoraram, mas a opiniao desta colega resultou-me curiosa).
O Bacalhau com Natas foi-me descrito por uma colega de trabalho como uma guarreria! que é como quem diz um nojo, uma porcalhice. A esta minha colega parecia-lhe muito esquisito que se juntasse no mesmo prato, bacalhau e natas... penso que pensou que seria como juntar pescada com molho bechamel...
Nunca tinha pensado nisto! Vendo bem, nao é uma associaçao directa, como batata frita com bife, mas acho que só demonstra como somos imaginativos os Portugueses! E como juntando duas coisas que parecem nao combinar pode sair uma melhor (fiquei a pensar no atum com o bechamel.... será que.... naaa).


Entre Mexicanos, Finlandeses e Portugueses ninguém se entende no que toca a comida! Menos mal, ou senao podia ser que estariamos todos a comer Balut...

2 comentários:

  1. é o que dá viver em casa, com os miminhos da mãe! agora nem um arroz sabe fazer! olha... e uma sopinha pá!? isso é coisa que dura... e é barato e nutritiva! ai ai, as aulinhas de saúde ñ te dizem nada? :P beijocas e há muito que não vinha cá! ainda bem que voltei :D

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razao Raquelinda :)
    Tenho de me portar melhor, mas pronto, uma pessoa vive sozinha e vai deixando passar :P

    Temos de falar, tens de me contar "novidades" ;)

    beijinhos ***

    ResponderEliminar