28 de maio de 2012

Poe os auscultadores... (2)

... e começa a cozinhar


E quando dou por mim acabo de adornar com oregaos a carbonara empratada e disponho o parmesao ao lado para ser servido a gosto. Fico a olhar o prato, a disposiçao dos talheres, o copo, está tudo bem!, e espero, até que de repente me lembro que estive a cozinhar para mim e que mais vale comer porque ninguém mais se vai sentar à mesa... ...
Estava bom, mas nao tao bom como o interlúdio.

26 de maio de 2012

Provérbios 20

Já ha muito tempo que nao escrevo aqui um provérbio.
Devia escrever mais, acabo por esquecer os novos que me vao dizendo. Trabalhar com gente mais velha tem esta vantagem, sabem todos estes ditos.


No outro dia, depois de se lamentar de uma situaçao pessoal verdadeiramente complicada, disse-me um colega em jeito de conclusao necessária:

- Bem Igor, mas...

nao há mal que 100 anos dure,


E assim terminamos a conversa, com esta esperança, nao!, com esta certeza de que existem coisas que só o tempo pode levar, e leva.

Esta sabedoria popular ficar-se-ia bem por aqui, mas como intemporal que é, cobre todos os cenários e para alertar os mais esperançados acrescenta - como acrescentou o meu colega, olhando para o chao, mais de si para si:

nem corpo que o aguente!

22 de maio de 2012

Olhos em bico

Hoje tive o privilégio de almoçar com vista para a Sagrada Familia.
Comi num desses restaurantes ocasionais, turístico e italiano, que os há por todas as partes. Fui atendido por um empregado indiano que, claro, me falou num Espanhol perfeito. A massa penne al pesto estava boa.

O sítio, vendo bem, parece ter propiciado desta forma a conversa que se manteve ao almoço com o Argentino que comia o seu calzone, nao me recordo de quê.

Entre outras coisas falavamos das diferenças culturais entre tantos países de tantos sítios.
Comentava eu o episódio engraçado em que me apercebi que o regime militar na Finlândia era obrigatório:

Dizia-me o Finlandes:
Nao, aqui nao é profissional, o regime é obrigatório, tens 3 opçoes: ou vais à tropa, ou fazes serviço comunitário, numa biblioteca ou creche ou algo - que é pago como a tropa claro, o importante é que sintas que fizeste algo pelo teu país - ou entao vais para a prisao! Tens de escolher um dos 3! - e ria-se - Entao mas voces aqui com uma sociedade tao evoluida ainda têm o serviço obrigatório? Nao percebo.- e com um ar de reflexao concluiu após uns segundos - Hum, pois... mas vocês ao lado só têm Espanha. Nós aqui ao lado temos a Rússia! - e eu, conhecendo a sua História, calei-me.

Comentava mais tarde o Argentino:
A mim comentaram-me uma vez que depois de trazer algumas crianças nómadas que viviam no Sahara para a Europa, ao depararem-se com escadas subiam-nas em "quatro patas"! Nunca tinham visto escadas e achavam ser a maneira mais coerente das subir. Em duas pernas "nao dava jeito"!


Lembrava-me eu:
Ah sim, uma vez vi um documentário onde a Julia Roberts passava uma temporada com uma família nómada na Mongólia. A dado momento ela pisca o olho a um dos miudos por alguma travessura e ele fica fascinado pela "extraordinária" capacidade! Desde esse momento andavam detrás dela a pedir que piscasse os olhos um de cada vez porque achavam aquilo muito engraçado! Uma das últimas imagens do documentário é quando ela se vai embora e já no carro, ao despedirem-se - se é que me estou a lembrar bem -, os miudos ao verem-na ir, com o indicador baixam uma pálpebra para assim "piscarem" um olho também! Foi muito engraçado


E ele acrescentou aquela que foi a história mais engraçada e com a qual, quer pela forma como a contou quer pela imaginação da cena, nos rimos até quase às lagrimas:
Falando nos olhos, tive um amigo que foi ao Japao e a dado momento ve um grupo de crianças que olhavam para ele e se riam todas entre elas. Quando aquela cena havia demorado alguns instantes uma aventura-se a chegar perto dele com uma gargalhada de gozo - tal qual as nossas crianças que fazem "nanananaaa" quando nos fazem caretas; porque afinal, como sabemos, as crianças falam todas a mesma língua, aqui ou no Japao - e com esta cara e som de gozo, com os dedos indicadores e polegares nas sobrancelhas e bochechas respectivamente abriam muito os olhos "como um nao-Asiático". Feito isto desataram todos a correr e a rir pela travessura!!!


E dito isto rimos bastante!
Na Europa puxamos as missuras para ficar com os olhos em bico e contamos anedotas, na Ásia puxam as pálpebras para ficar com os olhos em redondo! e  riem-se de nós.

Realmente, quao estranhos, e engraçados, somos os humanos!

20 de maio de 2012

Poe os auscultadores...

... e começa a estudar



E quando dou por mim nao jantei e é hora de ir dormir, sorte que há sempre pizza no congelador! Foi um bom dia de estudo...

16 de maio de 2012

Quando a obra é maior que o autor

Às vezes, quando leio algum livro e ele me toca de alguma maneira especial, de alguma maneira pessoal e intima, ou quando me abala ou reforça as crenças e convicçoes, às vezes eu pergunto-me: Será o autor consciente do que me fez viver?

Diferentes vezes o pensei com admiraçao, com vontade de lhe escrever e agradecer, outras com crítica, ao ler dados que sei errados e que influenciarao outros menos informados e dá-me vontade de escrever e pedir-lhe responsabilidade (e a verdade é que já fiz, várias vezes, ambas coisas).

O livro, a escrita, parece-me tao íntima. O que escrevi atrás valeria para qualquer arte, como a pintura ou a música (ai se os meus professores do Conservatório me ouvissem agora...), mas parece-me a mim, que o acto de pegar num livro e sozinho admirar o seu conteúdo é a forma mais completa que alguém, o autor, tem de transmitir / provocar, um sentimento, uma ideia ou um ideal a outro, o leitor.


Digo-o em verdade que este blog tem objectivos modestos.
Nao se pretende abalar a consciência de ninguém durante mais que o tempo que medeia o título do post e as letras azuis que raramente mostram diferente de "0 comentários"!
Se algum tema pode merecer mais reflexao, porque em alguma medida interessa a quem o leu, seguramente nao será complexo o suficiente para que um café e um pastel de nata num café calmo nao tragam a soluçao.
E nem este blog pretende mudar o destino da naçao...


De qualquer forma, nao posso evitar parar e reflectir uns segundos quando por curiosidade vejo as estatísticas e observo que esta semana houve, por exemplo, quase o triplo e visitas de leitores do Brasil que de Portugal.
Se vejo as de hoje, o melhor, as de "Agora", vejo que além de mim em Espanha, tres pessoas estao do outro lado do Atlântico, unidas pelo mar e pela língua, com esta página aberta, e penso: Que estarao a ler? Em que estarao a pensar?
Fico contente que tenham chegado aqui, fico curioso também!

Sejam bem-vindos... os 3 e todos os outros, Portugueses, Brasileiros e todos os outros que veem cá parar, por engano ou nao - nao tinha pensado nisso quando o criei, mas ter um título para o blog em Inglês faz com que de vez enquando tenha visitas da Holanda, EUA, Canada, etc, nao sendo de todo significativas mostram que noutros países o que acontece by the end of the day nao é muito importante!.

Sejam bem-vindos!

8 de maio de 2012

Ter a mania que se é esperto

Almoçavamos numa mesa redonda. Eu tinha do meu lado esquerdo o Alemao, do direito o Espanhol, ao lado do Alemao estava o Catalao e ao lado dele as duas Médicas, ao lado o meu Chefe e ao lado dele o Argentino, ao lado do Argentino estava o Espanhol.

Falava-se de temas triviais, futebol, politica e a Europa.
Muita coisa sobre a Europa... e estavamos na parte da alimentaçao, ou o controlo alimentar melhor dito.
Falava-se de um queijo frances, típico de uma zona dessa terra e conhecido mundialmente pelo processo de fabrico e, consequentemente, pela iguaria, requinte e paladar que tem. Parece que nao contentes com os fungos naturais neste processo, uma camada de uns fungos especiais é adicionada ao processo de fermentaçao dando uma capa caracteristica exterior ao queijo. Mas, este post nao é sobre o queijo pelo que sobre ele nao investiguei muito, além de que a conversa também derivou rapidamente na que se segue:

Sobre este queijo queixava-se o Alemao, que apesar de calvo é jovem, que isto de ser chefe tem os seus aspectos negativos, como o stress, que era inadmissivel que só porque alguém com um diploma qualquer assim decidiu, a UE proibiu a sua produçao por nao respeitar regras de higiene e segurança alimentar.
"Ora se as pessoas sempre comeram do raio do queijo, porque é que agora se lembram do proibir?" Argumentava.

Nisto entra o Catalao, que apesar de ter cabelo tem uma idade bastante avançada e reforça:
"Olha, é como o leite! No outro dia disseram-me que eu nao devia beber leite, que me fazia mal.."

E nisto IA entrar eu, e ia dizer algo como:
"Pois mas realmente tem sentido, já viu que somos a unica especie animal que bebe leite depois de ter a dentiçao completa? Em adulto digo... Ou que somos o unico mamifero que bebe leite de outras especies... Já pensou o que era uma Girafa a beber leite de um Golfinho? Entao porque bebemos nós leite até tao tarde e além disso de Vaca? Pelo calcio nao será porque os legumes e outros alimentos têm calcio que sobra, além de que o nosso corpo absorve e excreta o calcio que precisa ou nao precisa e demasiado calcio pode fazer tanto mal como demasiado sal (sodio)!"

Tudo isto ia eu dizer, mas o Catalao nao me deixou porque continuou a falar:
"Entao quer dizer... o meu avô bebeu leite... o meu pai bebeu leite... e viveram os dois até depois dos 90 anos, com a saude que cabe! Entao e eu vou deixar de beber leite agora? Acho que nao!" E eu mative-me calado.

Ora bem... contra factos nao há argumentos! Assim me foi ensinado. E por muito que se pudesse debater sobre isto e o outro a verdade é que a estes senhores o leite parece nao ter afectado nem a longevidade nem a saúde (talvez a outros terá dirao alguns, mas nao estraguemos agora a narrativa com detalhes peculiares), por isso bem que podem vir os "espertos com diploma" como eu, com as nossas teorias e pressupostos "inteligentes e lógicos" que bem podemos calar-nos e ouvir, porque somos capazes de fazer melhor figura, afinal, é importante ser-se pragmático!

Bom, eu gosto bastante de chá, mas  bebo leite com regularidade, se calhar devia beber mais, parece que previne a calvice!