5 de novembro de 2012

O meu trauma com os cabeleireiros

Nao tenho grande vaidade no meu cabelo, gosto do ter curto e arranjado mas normalmente nao demoro mais de 10 segundos a pentear-me todas as manhas. Ainda assim consigo ter um trauma de cada vez que vou ao cabeleireiro, um nervoso miudinho que me faz, por debaixo daquele babete gigante que nos poe, apertar as maos uma na outra e desprender um olhar vazio ao espelho para me abstrair daquele local e nao ficar com os nervos em franja.

Tudo começou - acho eu, mas tem sentido que assim seja já que me recordo com esta nitidez e sentimento -  quando eu ainda tinha uns 10 anos.
Até esta altura cortava sempre o cabelo como a minha mae mandava "à rapazinho" que é pelos vistos o termo técnico de cabeleireiro para risco-ao-lado. Era um corte dificil para mim, os remoinhos que tenho na zona do frontal e na parte posterior dos dois parietais impossibilitavam qualquer perfeito risco ao lado (pronto pronto... mas também eu quis por aqui termos técnicos... fazem parte do meu ofício!)
Depois desta idade e por sugestao daquele que veio a ser o meu cabeleireiro durante vários anos, responsavel nao só pela minha mudança de look mas pelo meu trauma também, passei a usar um penteado mais... radical que, toque aqui toque ali, continua a ser o mesmo que uso hoje! Termo técnico usado pelo cabeleireiro - que além de ter o seu salao de cabeleireiro também era polícia e que, como se isto nao fosse peculiar bastante, tinha ainda uma agência de imóveis - era um corte à escovinha! nao se esqueçam do à, pareceu-me fazer parte importante do nome! Eu descrevo-o, de cada vez que vou a outro cabeleireiro, como maquina-dos-lados-e-atrás-e-em-cima-tesoura-para-espetar-e-despentear, estranho ou nao, a mim parece-me mais simples que à escovinha!

Bom, mas eu gostei do corte, tanto é que ainda hoje o uso, por isso perguntar-se-ao porque maneira ele me traumatizou! E perguntam bem!

A questao nao é complexa mas exige detalhe.

Eu nao sei se o senhor Cabeleireiro era bom polícia, nunca o vi fardado, mas nao o tendo visto de igual modo a vender casas, estou seguro que era um bom vendedor! Isto porque ele passava o tempo todo em que me cortava o cabelo a elogia-lo (ao cabelo... ao meu cabelo): "Que cabelo espectacular!" "Com o teu cabelo podes fazer o que quiseres!" (Quando ele dizia isto eu pensava nos meus remoinhos e sorrindo anuía simpaticamente) "Quem me dera ter um cabelo como o teu!", o bigode mexia agitado de um lado para o outro enquanto falava , mas os olhos ficavam realmente compenetrados no meu cabelo e daí nao se moviam um milímetro o que me fazia crer no que dizia. Ora aqui começa o meu trauma!

A este Cabeleireiro-Polícia-Vendedordecasas eu devo o corte que tenho hoje e eu gostava do corte que ele me fazia, mas... (é agora) havia um problema: podia ser melhor...

De cada vez que me cortava o cabelo, no processo do corte, havia sempre um momento em que eu pensava "Perfeito! Está mesmo como eu quero!" mas ele continuava... a falar e a cortar a falar e a cortar e eu, do alto do meu início de adolescência nao tinha coragem de interromper aquele Senhor alto, barrigudo e de bigode! Nao sei, sentia-me constrangido, como se fosse má educaçao e deixava-o continuar. Sempre que ia cortar o cabelo passava-se o mesmo. Lembro-me que uma vez - depois de muitas vezes...- ganhei coragem e a medo sugeri que assim estava bom! o senhor Cabeleireiro simpático e profissional como sempre responde "Ah sim? Está bem, deixa-me só fazer-te aqui o disfarce desta zona para nao ires com o cabelo às escadinhas." e deixou-me o cabelo como deixava sempre...
Depois dessa tentativa frustrada nao voltei a tentar e lá ia eu penitente cortar o cabelo. Era como ir ao Quem Quer Ser Milionário (um dia faço um post da minha ida, de verdade, ao QQSM), ter na mao o grande prémio mas errar a última pergunta e vir para casa com metade do bolo... uma espécie de satisfaçao amarga.

Seria de esperar que 15 anos depois eu estivesse há vontade para dizer como quero o cabelo a qualquer cabeleireiro, mas... admito-o algo embaraçado, nao é verdade! Quando os vejo com aquele à vontade com as tesouras e pente em riste, nao sei, sinto que sao os profissionais e que eu nao percebo nada e normalmente, depois da indicaçao inicial "maquina-dos-lados-e-atrás-e-em-cima-tesoura-para-espetar-e-despentear" as únicas palavras que troco sao as respostas a questoes que normalmente se prendem com temas que desconheço, como a UEFA ou o Fernando Alonso...

E porque é que eu me lembrei de isto hoje?
Porque hoje cortei o cabelo!

Aqui em Espanha vou sempre ao mesmo sítio, descobri um cabeleireiro onde trabalha uma cabeleireira que me corta o cabelo exactamente como eu quero. Fala pouco, e faz o que lhe digo ao princípio, perfeito! Aliás a vez que falou mais foi num dos cortes onde me tentou vender um cera para o cabelo, mas quando me disse o preço e eu vi que custava quase 4 vezes mais que a que uso tive mesmo que dizer "Nao obrigado!"

Bom, mas hoje, fui ao tal cabeleireiro - devo descrever que este neste estabelecimento trabalham uns 10 profissionais e destes pelo menos dois só cortam os cabelos a homens - apareceu-me um cabeleireiro novo a dizer que era a minha vez! Vi a cabeleireira de sempre que estava ocupada, queria esperar, mas com o bloqueio infantil nao tive coragem de dizer ao senhor "Desculpe, mas eu prefiro que seja ela a cortar." nao sei... continua a parecer-me falta de educaçao (ou desta forma justifico e aceito este recalcamento...).

La começou o Cabeleireiro a cortar-me o cabelo e logo desde início vi que a coisa nao ia bem, estava passar a máquina só um pouco acima da orelha. Com a coragem do alto do meu início de vida adulta disse: "Pode subir mais a máquina, corte todo o lateral com a máquina" ao que ele respondeu "Ah nao se preocupe, eu depois daqui corto com a tesoura, sempre cortei assim, para respeitar mais a forma do cabelo!" e eu calei-me... e... foi o que eu estava a espera: massajava as maos debaixo da cortina de plástico e sorria vagamente para a minha figura no espelho, no final disse que estava bom (e nao está muito mau, diga-se), paguei e vim-me embora..., para vir desabafar aqui!!:

Eu nao pedi para me respeitarem o cabelo! pedi para mo cortarem! como eu disse!... parecendo que nao já o corto assim à 15 anos, eu sei como o quero! Cabeleireiros do mundo: nao se compliquem a vida! se vos pedirmos para cortar o cabelo de determinada maneira... façam isso! Há pessoas como eu que se sentem intimidadas com a vossa mestria e certeza!...

(Suspiro)

Sim, acho que é seguro dizer: tenho um nível ligeiro de capilofobia...

(Risos que crescem em gargalhadas)

7 comentários:

  1. Por nota correctiva da namorada tenho de rectificar os 10 segundos para, talvez, 30! Mas que fique claro que acho que é um exagero! (mas elas é que sabem! ahahah)

    ResponderEliminar
  2. Quase que passou um mês desde que somos "vizinhos" e ainda nem sequer combinámos um café ou jantar. É um dos problemas que me debato desde que vim para Espanha... onde raio vou cortar o meu cabelo, e que me cortem decentemente? Antes de vir cortei-o (aliás mandei cortar), para que não tivesse de o fazer logo quando chegasse, mas está quase na hora de cortar o gadelho e... Acho que vou deixar crescer um rabo de cavalo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ahahahah, pois eu percebo-te, é novamente a saga de encontrar um cabeleireiro que deixe o cabelo como queremos... eu percebo-te eu percebo-te...

    Realmente temos de combinar alguma coisa pa! Tens de me contar como vao as coisas! "A lo largo de esta semana" a ver se falamos!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Combinado ;) Qualquer coisa sabes onde me encontro :D

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nao sei bem, nunca andei por esses lados, mas a ver se combinamos qualquer coisa :)

      Eliminar
  5. Lol, padeci do mesmo problema quando vim para Espanha, porque eu tenho um cabelo particularmente "raro" e cheio de redemoinhos. Posso dizer que só à 4ª tentativa é que acertei no "peluquero" ideal, e apesar de ser mais caro que os outros que experimentei, não abdico dele.

    ResponderEliminar
  6. Eu até nao demorei muito a encontrar esta "peluquera" de quem falei... agora tenho de ser como tu, nao posso abdicar dela. Tenho de ganhar coragem ahahah!

    (E agora tive uma epifania que se calhar nao devia dizer mas... hum... nao nao digo... hum... vou dizer... nao... bem ok... é que... somos 3 homens agora a falar de cabeleireiros aAahahaHAHAAhaha! Muito bom... muito muito bom! Desculpem la!! ahahahah)

    ResponderEliminar