7 de novembro de 2012

Cérebro VS Músculos

Há uns dias, entre outro mobiliário reformativo, comprámos cadeiras novas para os meus pacientes se sentarem, as que tínhamos eram bastante antigas já. Os meus colegas entravam e saiam do meu gabinete e comentavam as mudanças, nisto chegou o V, aquele que sendo um ano mais velho que eu é a segunda pessoa mais nova da empresa.

V - Estas cadeiras sao porreiras.

E pôs-se, como bom espanhol, a segurar na cadeira com as maos e a examina-la.

Nisto lembra-se - eu repito que somos os mais novos da empresa e pronto, espero desta forma justificar o que vem a seguir - poe a cadeira no chao e fez aquilo que eu fiz várias vezes na escola secundária, que era tentar levantar uma cadeira com uma mao, segurando numa pata junto ao chao. Víamos,  na altura e desta maneira, quem dos "homens" é que tinha mais força.

Nao sei que conhecem o "jogo" mas é só isso: levantar uma cadeira segurando com uma mao numa das extremidades de uma pata, ou seja, com o lateral do mindinho a tocar no chao, daqui, tentem levantar a cadeira... nao é fácil, garanto-vos!

Bom, ele nao conseguia levanta-la, levantava 3 patas do chao mas a diagonal de onde segurava a cadeira teimava em nao levantar....

Como pessoa mais jovem da empresa, com a minha espectacular maturidade juntei-me aos risos dos que já estavam a olhar e tentei também eu, e também eu com insucesso, levantar a cadeira!...... (sim estava no meu horário de trabalho e sim estavam a pagar-me por passar tempo a tentar levantar uma cadeira com uma mao... ahahah... mas todos temos estes momentos nao é verdade....... eu gosto do meu trabalho!)

Ninguém conseguia levantar totalmente o raio da cadeira do chao, tentamos várias vezes, era o quase quase mas nada...

Ele continuava a tentar, alguém tinha de conseguir, parecia que um esforçozito mais e ela levantava do chao.

Ele tentava e eu pus-me a pensar!

"Ora... a cadeira levanta-se bem com uma mao se a segurar noutro ponto, a dificuldade desde "jogo" existe porque o centro de massa da cadeira - que deve estar mais ou menos a meio do assento mais para o lado das costas - está muito longe da minha mao, o braço da força é grande, isto multiplicado torna a força para levantar a cadeira neste ponto muito grande! O que tenho de fazer é aproximar o centro de massa da cadeira ao ponto onde estou a fazer força pulso/cotovelo/ombro.... ora deixa tentar!"

Em vez de me por de frente para a cadeira e a agarrar por uma pata qualquer, deixei-a ficar de frente, com o assento próximo de mim, mas como que a abracei - sem tocar claro, isso era batota - e fui agarra-la na "pata de trás". Desta maneira tinha a cadeira envolta pelo meu braço e próxima do meu tronco e articulaçoes que estavam em tensao  e... voilá! levantei a cadeira do chao!

Fiquei surpreendido comigo mesmo! nao pela força porque essa era a mesma, mas por ter resultado!

Quando expliquei a teoria riram-se de mim como quem diz "tá calado!", mas quando voltei a levantar a cadeira outra vez da mesma maneira ficaram pensativos e, calados!

Já dizia um dos meu Tutores de Oxford:

Knowledge is Power!

Sem comentários:

Enviar um comentário